Centenário de foto: Descendentes se reúnem para comemorar registro e repetirem gesto de união
Nos próximos dias, uma grande família de Várzea Alegre se reunirá para comemorar 100 anos de uma foto e tentar refazer a fotografia com alguns descendentes.
A família é de André José Duarte e Balbina Raulina do Sacramento – Dondon, e o retrato foi tirado possivelmente em 1923, no Sítio Mocotó, sede rural de Várzea Alegre, por um japonês.
O fato foi narrado pelo fotógrafo Flávio Cavalcante, responsável pelo encontro e parte da família, no podcast Escuta Essa Aí! apresentado pelo jornalista Ivan Silva na noite da segunda-feira, 14.
Conforme Flávio, para celebrar o centenário, a descendência do casal marcou um encontro na manhã do dia 26 de agosto, às 8h, no Ginásio Carlito Cassundé no Centro Social Urbano – CSU, onde ocorrerá a repetição do gesto de união da centenária fotografia.
Esse encontro surgiu de uma conversa entre Flávio e amigos, que decidiram comemorar esse registro. Ele disse ao repórter Ivan Silva, que a ideia ganhou uma dimensão enorme, já têm mais de 300 pessoas inscritas. Ele destacou que muitos não participarão por falta de estadia na cidade, devido à festa do padroeiro.
Flávio Cavalcante foi o 12º entrevistado no podcast Escuta Essa Aí, e além desse momento, ele também narrou a sua história profissional e pessoal em Várzea Alegre\CE, terra natal e Amapá\AP, cidade onde faz morada há mais de 30 anos.
Foto divulgação