Documentário: Abastecimento de água em Várzea Alegre era por carroceiros e cacimbões antes do Olho D’Água
Antes da construção do açude Dep. Luiz Otacílio Correia – Olho D’Água, em 1998, o abastecimento de Várzea Alegre era por carroceiros e cacimbões.
O fato é contado no terceiro episódio da série documental “Olho D’Água – A obra do século”, produzido pelo jornalista Ivan Silva, em parceria com o Miguel Marcelo, produtor e Robson Duarte, cinegrafista.
O trabalho é divido em quatro episódios e está disponível nas redes sociais do jornalista e do Portal Várzea Alegre Agora e Rádio Cultura. O lançamento ocorreu no dia 4 de agosto.
Nesse episódio, participam o ex-vereador Luiz Correia, a dona de casa Maria das Graças, o carroceiro Ibiapina Manuel, a gerente local da Cagece Miliane Nunes e o gerente da COGERH, Alberto Medeiros.
Para Luiz Correia, a construção do açude foi muito importante para a cidade, pois o abastecimento era muito difícil. Ele diz que além dos carroceiros, alguns carros tambám davam assistência no abastecimento.
Maria das Graças conta como era essa experiência, inclusive relata por detalhes a higienização do líquido. O agricultor Ibiapina Manuel sustentou a sua família com esse trabalho. Ele narra que a demanda era enorme e que mesmo feliz pela construção do reservatório teve que mudar de função.
Os gerentes da CAGECE E COGERH, Miliane e Alberto, respectivamente, narram como é esse trabalho de distribuição de água. Inclusive, no último episódio, Alberto vai falar da segurança da barragem do açude.
O quarto episódio desse trabalho jornalístico será lançado na sexta-feira, 25, nas redes socias de Ivan Silva, e dos meios de comunicação que ele presta serviço. Clique aqui para acompanhar o terceiro episódio.
foto divulgação\Documentário