Professores da Rede Estadual de Várzea Alegre aderem à paralisação e não têm aulas em duas escolas nesta quinta
Os professores das escolas José Correia Lima e Profa. Maria Afonsina Diniz Macêdo, em Várzea Alegre, vão aderir a paralisação estadual mobilizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e Cultura do Estado do Ceará – APEOC, nesta quinta-feira, 21.
Os professores da Escola de Educação Profissional Dr. José Iran Costa manterão as atividades neste dia, informou o diretor Carlos André, ao repórter Ivan Silva. Perguntado quanto a justificativa, ele disse que não é obrigatória a adesão ao movimento e os professores optaram por não fazer parte.
Em ofício enviado no dia 4 de setembro para o governador do estado, Elmano de Freitas, PT, o APEOC comunicou que haverá uma mobilização em frente a Assembleia Legislativa, a partir das 9h desta quinta-feira, a iniciativa foi tomada pela Diretoria Executiva no dia 30 de agosto.
Os professores reivindicam:
- Fim da taxação de 14% da categoria;
- Pagamento das promoções 2022, 2023 e Premiações pendentes;
- Pagamento do Retroativo do Reajuste do Piso e do Retroativo da Promoção 2019;
- PVR – Parcela Variável Redistributiva para doutores;
- Valorização dos Funcionários da Educação;
- Seleção de professores(as) temporários(as);
- Ampliação Definitiva de Carga Horária;
- Convocação de todos do Cadastro Reserva (CR) do Concurso SEDUC 2018;
- Pagamento das Gratificações das EEEPs em atraso;
- Equiparação salarial dos temporários com o salário inicial dos efetivos;
- Defesa do Piso Nacional do Magistério;
- Fortalecimento da luta contra os ataques à subvinculação do Precatório do FUNDEF; e
- Royalties do Ceará para a valorização dos profissionais da educação.
O documento que convoca a paralisação é assinado pelo Presidente do Sindicato, Anízio Santos de Melo. A paralisação ocorre somente nesta quinta-feira, os professores retomam os trabalhos normalmente na sexta-feira, 22.
Essa é a segunda paralisação da categoria estadual em 2023, a primeira ocorreu em março e diferente desta quinta-feira, apenas a EP José Iran Costa havia aderido à mobilização. Das pautas reivindicadas, na época os professores pediram também o fim da taxação dos aposentados e demais itens da pauta da Campanha Salarial 2023.
Foto Drone CE