Na Paraíba, escritor e jornalista Jurani Clementino recebe Prêmio José Lins do Rego 2023; “muito feliz”
O jornalista e escritor de Várzea Alegre, Jurani Clementino recebeu na noite desta quarta-feira, 1º de novembro, o prêmio José Lins do Rego 2023, no Auditório I do Espaço Cultural, em João Pessoa, na Paraíba.
O prêmio é promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A iniciativa premia autores de obras em diversas categorias, como poesia, crônica e romance.
Cada autor premiado deve receber 50 exemplares de suas obras, que serão impressas pela Editora A União, conforme o edital. Jurani é vencedor na categoria crônica e concorreu com o escrito “Veredas e Fantasmas”.
Ao repórter Ivan Silva, Clementino disse que estava muito feliz pela conquista.
“Muito feliz em saber que meu trabalho está sendo reconhecido, divulgado, materializado em livros físicos. Isso me deixa bastante orgulhoso e feliz. Ao mesmo tempo grato em saber que as minhas histórias que são as histórias de pessoas simples, comuns, gente do povo, caíram no agrado da crítica literária. É o reconhecimento por um trabalho de anos”, disse.
Em seu discurso (veja vídeo), Jurani parabenizou a organização do evento e dedicou o prêmio aos seus pais, uma professora e um poeta popular.
Além de Jurani Clementino, venceram Luana Brito, na categoria Poesia: “Ultramar”, Rosilene Leonardo na categoria Conto: “Café Morno”, Evanio Teixeira na Infanto Juvenil: “Menino Sambudo” e Luis Carlos, na de Romance: “A vila das bonecas”.
Jurani Oliveira Clementino do Distrito é de Canindezinho, em Várzea Alegre, e reside em Campina Grande desde 2001. Em breve, ele foi informado que receberá o título de cidadão de Campina Grande\PB, pelos serviços prestados no estado nas áreas da educação, escrita e comunicação.
Foto divulgação