Aplicação do Enem ocorre com tranquilidade em Várzea Alegre
A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2023, neste domingo, 5, ocorreu de forma tranquila no município de Várzea Alegre.
A informação é resultado de apuração da reportagem com a organização do importante exame que a principal porta de entrada nas Instituições Públicas no país, na manhã desta segunda-feira, 6 de novembro.
Em 2023, o número de inscritos para o ENEM deste ano apresentou um aumento significativo em relação a 2022, quando 1.219 estudantes participaram da prova. Os 1.300 inscritos para a edição de 2023 representam um crescimento de 6,64%.
Sobre a quantidade de presentes nesse domingo, só será divulgada após o segundo dia de exame que será domingo, 12.
Os participantes tiveram 90 questões objetivas sobre Linguagens e Ciências Humanas e ainda a Redação que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h.
Na cidade, as provas foram aplicadas em seis locais como as escolas José Correia Lima, Dr. Iran Costa, Dr. Pedro Sátiro, Dr. Dário Batista Moreno, Profa. Maria Afonsina Diniz Macêdo e Figueiredo Correia e envolveu 185 colaboradores capacitados.
A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, presta apoio aos 1.300 estudantes inscritos para realizar o Exame com transporte gratuito. A iniciativa visa garantir que os estudantes estejam bem preparados para enfrentar as provas que são determinantes em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Ao todo foram disponibilizados aproximadamente 14 transportes para os distritos e a sede rural, garantindo que os candidatos tenham acesso facilitado aos locais de prova.
Os veículos tiveram nesse primeiro dia horários de saída variados de acordo com a distância a partir das 9h30, outras rotas partiram depois das 10h, 10h30 e 11h de pontos específicos, assegurando que todos os estudantes cheguem a tempo para a realização das provas.
Foto Drone CE