Várzea Alegre

Universitários lançam projeto sobre violência obstétrica; atividade reforça os traumas e os direitos da mulher

Os universitários dos cursos de Direito e Psicologia da Faculdade Leão Sampaio de Juazeiro do Norte lançaram um projeto relacionado à obstetrícia, área da medicina que se ocupa da gravidez, do parto e da evolução da saúde feminina no período imediatamente subsequente a ele.

O trabalho tem como foco a violência obstétrica, especialmente o silêncio dentro do âmbito da violência contra a mulher e o direito que ela tem. A informação é da estudante varzealegrense Maria Clara, ao repórter Ivan Silva.

“Buscando mostrar os Direitos das mulheres e os diversos problemas psicológicos que podem surgir a partir da violência”, disse.

Clara disse que o projeto teve início no dia 24 de agosto e tem como objetivo informar, dentro da área do Direito, os Direitos e como recorrer a eles quando necessário.

“Dentro da área da psicologia informar os traumas, problemas psicológicos em geral que pode ocasionar diante de situações como essas”, completou.

O projeto é desenvolvido com entrega de panfletos e também no on-line com o perfil na plataforma Instagram ( projeto.gest_acao ). Os alunos já fizeram um trabalho de pafletagem nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Várzea Alegre.

“Fizemos também visitas em UBS de Juazeiro e Barbalha, no dia 18/10 foi impresso folhetos para deixar nas secretárias de saúde para implantar o projeto, entramos em contato com a secretaria de saúde de Várzea Alegre e conseguimos o aval para que o projeto fosse concretizado e no dia 03/11 foram feitas as visitas no hospital e postos de saúde da cidade de Várzea Alegre\CE”, finalizou.

O trabalho dos jovens faz parte da disciplina Extenção Curricular da grade curricular dos cursos. Eles são incentivados a fazerem projetos a cada semestre em grupos. No ano passado, a turma de Psicologia realizou um trabalho com o curso de Fisioterapia sobre a inclusão de crianças atípicas no ambiente escolar.

Foto divulgação