Várzea Alegre

Várzea Alegre registra menos homicídios em 2023 e mantém queda nos casos nos últimos quatro anos

Atualizada às 18h45: Com dois óbitos, o município de Várzea Alegre registrou menos homicídios em 2023 e manteve queda no índice nos últimos quatro anos.

A informação conta em levantamento do jornalista Ivan Silva no site da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, na tarde desta segunda-feira, 1º.

Inicialmente, havíamos noticiado que apesar da queda nos casos, a cidade tinha registrado o mesmo índice de 2022, mas há um erro nos dados do sistema, quando confunde o município de Várzea Alegre com outra localidade, diz Jailson Martins capitão do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – CPRaio.

O policial destaca que não houve feminicídio no mês de abril em Várzea Alegre, resumindo-se em apenas dois casos.

Outro ponto também observado, é que os dados de dezembro ainda não foram consolidados, no entanto, a Polícia Militar afirmou que não foi registrado nenhum caso de morte violenta nesse período.

Os Crimes Violentos Letais e Intencionais – CVLIS ocorreram no primeiro mês de 2023, quando um homem de 26 anos foi morto (tipo de arma não divulgada), e em julho, um adolescente de 17 anos, morto por uma arma de fogo.

De acordo com os dados do sistema, em 2020 a cidade registrou nove CVLIS. No ano seguinte [2021], foram cinco crimes do tipo, em 2022, o registro foi de três CVLIS e 2023, um total de dois casos.

A diminuição nos índices pode ser atribuída ao reforço na segurança no município com a chegada da Polícia Especializada do CPRaio – Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas, em 2021.

Ao repórter Ivan Silva, o capitão J. Martins, já disse em uma entrevista que essa é uma das principais missões do Comando, além de combater os crimes contra ao patrimônio público e tráfico de drogas.

Foto: Fábio Oliveira