Várzea Alegre

Janeiro chove menos 88,46% em relação ao mesmo período do ano passado, diz Funceme

A situação da chuva começou a preocupar na região. Logo no início de 2024 choveu menos na cidade de Várzea Alegre na comparação com o mesmo período do ano passado.

As informações constam em dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, analisados pelo repórter Ivan Silva, na terça-feira, 6.

Em janeiro deste ano, o órgão informa que choveu apenas 36,50 milímetros, com maior acumulado de 24mm no dia 12 daquele mês. No ano passado, o registro foi de 325 milímetros, o que quer dizer que o município teve um desvio negativo de 88,46%.

Em fevereiro de 2023, as chuvas somaram 150 milímetros, sendo a maior quantidade no dia 16, de 29mm. Até agora, fevereiro só registrou três milímetros, e as previsões não são boas para a estação chuvosa.

O presidente da Funceme Eduardo Sávio Martins anunciou no Palácio da Abolição no final de janeiro, que “o Ceará tem 45% de chances de chuvas abaixo da média, 40% de probabilidade para a categoria em torno da normalidade e 15% para acima dela”.

De acordo com a Funceme, “o mais preocupante do cenário atual, é exatamente o que o sistema de previsão está indicando para o fim do período chuvoso. Uma estação chuvosa mais curta. Um mês de abril já com chuvas comprometidas e um mês de março já com desvios negativos. Este cenário se dá, principalmente, pelas condições do oceano Pacífico Equatorial Central, que apresenta aquecimento acima da normalidade, caracterizando o fenômeno El Niño.

Foto Júnior Silva