Professores da rede estadual paralisam atividades na sexta-feira cobrando melhorias
Os professores da rede estadual paralisarão as atividades na sexta-feira, 15, cobrando melhorias.
A mobilização “Para Geral da Educação” foi decidida em 24 de janeiro, pela diretoria do Sindicato Apeoc, e terá Assembleia Geral com a categoria, a partir das 10h da manhã, no Colégio Estadual Liceu do Ceará (Liceu da Jacarecanga), em Fortaleza.
O Sindicato tem como presidente o professor Anísio Santos e protocolou no Palácio da Abolição o ofício com a notificação sobre esse evento, com finalidade de avaliar negociação com o governo do estado.
Nas reivindicações, os professores cobram remuneração e carreira; pagamento de dívidas do Estado com os professores; valorização dos profissionais da Educação e Financiamento da Educação.
Entram também nas reivindicações as pautas nacionais da categoria, como a revisão do novo Ensino Médio; estabelecimento de diretrizes nacionais de carreira para os profissionais e revogação da Reforma da Previdência.
No município de Várzea Alegre, a paralisação será abraçada pelos professores das três escolas Dr. José Iran Costa, Profa. Maria Afonsina Diniz Macêdo e José Correia Lima. Os trabalhos retomam na quarta-feira, 20, já que na terça-feira é feriado em homenagem ao padroeiro do estado, São José e na segunda-feira será recesso.
A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do governador Elmano de Freitas, PT, para comentar a paralisação.
A última paralisação dos professores ocorreu em setembro de 2023, e os profissionais de duas escolas de Várzea Alegre aderiram à ação. Na época, os professores da EP Dr. José Iran Costa mantiveram as atividades, pois a paralisação não era obrigatória.
foto arquivo do site