Professores estaduais fazem nova paralisação nesta quinta-feira (04)
A luta dos professores estaduais nas reivindicações ao Governador do Ceará, Elmano de Freitas, PT, continua. Nesta quinta-feira, 03 de abril, eles se reunirão para discutir o assunto, inclusive há um indicativo de greve.
A assembleia ocorrerá no ginásio Aécio de Borba, às 15h, na cidade de Fortaleza. No encontro, o Sindicado APEOC mostrará que o governo se mostra flexível às demandas, pois alguns pontos da luta já foram conquistados.
O avanço alcançado na mesa de negociação em reunião com o governo na terça-feira, 02, mantém a valorização da carreira estadual mesmo diante de um cenário crítico e desafiador.
“Os avanços conquistados na negociação atualizam a melhor carreira de professores estaduais do Brasil, quita as dívidas do governo com a categoria, revaloriza os professores temporários, além de ter restabelecido a mesa geral de negociação permanente, experiência única no Brasil”, disse o Sindicato.
Os demais itens da pauta da Campanha Salarial 2024 continuam em negociação com o governo.
“Estaremos firmes e fortes cobrando a efetivação”, disse.
Em Várzea Alegre, diferente de outros dias, a paralisação não será abraçada por todos os professores.
Na EP José Iran Costa, por exemplo, docentes da Base Técnica estarão ministrando aulas e o restante aderirão a causa. O mesmo acontece com a Profa. Maria Afonsina Diniz Macêdo, em que alguns profissionais estarão na escola. Já na José Correia Lima, todos os docentes estarão na paralisação.
Essa é a terceira ação da categoria. A última paralisação ocorreu na terça-feira, 26. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do governador Elmano de Freitas para comentar as reivindicações. Mas nas redes sociais, o governador publicou que o pagamento da 3ª parcela dos precatórios do Fundef será efetuado até esta quinta-feira, 04, uma vez sanadas as questões técnicas do sistema.
“Quase R$ 630 milhões serão repassados aos profissionais, que estavam ativos entre 1998 e 2006. A medida comprova o nosso compromisso em valorizar esses profissionais que realizam um excelente trabalho que tornou a educação do Ceará referência no país”, escreveu.