Desportista Zé França é homenageado no Campeonato Municipal de Futebol 2024
O desportista José França da Silva – Zé França, 69 anos, é um dos homenageados no Campeonato Municipal de Futebol amador de Várzea Alegre, na edição de 2024. Ele dá nome à competição.
Zé França é solteiro e natural do estado do Rio Grande do Norte e reside no Sítio Umarí dos Costas, Canindezinho, em Várzea Alegre, desde os seus 04 anos de idade, quando veio juntamente dos pais João França da Silva e Joana Ana da Conceição, morar neste município.
Desde cedo, Zé sempre demonstrou seu amor pelo esporte, em atenção mais voltada para o futebol, e aos 15 anos de idade já jogava nos times da categoria adulta. Foi destaque por onde jogou, atuando como zagueiro e líder dentro de campo, fiel e sempre muito apaixonado pelo que fazia.
Em 1980, ele decidiu criar uma equipe de futebol na comunidade em que morava, e ser o responsável maior pela manutenção e atividades da equipe, e como torcedor do rubro negro carioca, não teve dúvidas na hora da escolha, e seu time recebeu nome de Flamengo do Umarí.
Com o passar do tempo, foi surgindo outros colaboradores que fortaleceram a equipe e ajudaram a Zé na trajetória da agremiação, que existe até hoje, participando de competições, e jogos amistosos.
Hoje nos seus quase 70 anos, Zé França ainda acompanha o time do Flamengo, sendo um dos mais presentes da equipe, seja nas reuniões ou competições que o time participa.
Em entrevista ao repórter Ivan Silva, Zé disse que está muito feliz pelo reconhecimento.
“Muito alegre, importante para mim, ser lembrado por todos de Várzea Alegre, principalmente o prefeito Zé Helder, secretário Cícero Sousa, a Câmara de Vereadores que estava toda presente aí. E eu tenho mais que dizer que fiquei muito contente e feliz”, disse.
Zé frisou que começou a jogar futebol aos 10 anos de idade e com 13 anos decidiu fundar o time do Flamengo que subiu para a Série A da competição em 2023. Ele foi vice-campeão no ano passado na série B.
“Até hoje, e não quero soltar (Flamengo do Umarí). Os outros querem tomar, e ainda eu quero ficar organizando”, disse.
Agricultor, Zé França destacou que passou por vários equipes, inclusive profissionais, mas que por causa da deficiência da sua mãe resolveu ficar por aqui e não se arrepende.
O homenageado finalizou a entrevista dizendo que espera o seu time chegar na final, pois será um presente de aniversário, ele fará 70 anos no dia 27 de agosto, período de encerramento do campeonato municipal.
“Espero nós chegar (sic) também a lutar e chegar na final”, finalizou.
Além de Zé França que dá nome ao torneio, são homenageados em 2024, os desportistas Pedro Leandro da Silva, 87 anos, que terá seu nome na taça da série A, Cesário Ney de Almeida, 60 anos (Série B) e José Pereira de Oliveira (Zé Pereira), 61 anos (Série C).
O Campeonato Municipal começou no sábado, 04 de maio, e terminará em agosto. Os jogos ocorrem no Estádio Dr. Pedro Sátiro “O Juremal”. O campeonato é um dos eventos mais esperados do ano pela comunidade. O esportivo é realizado em três séries: A, B e C e ao todo são 48 equipes.
Foto Ivan Silva