Várzea Alegre

Jovem advogado de Várzea Alegre toma posse na AGU

O varzealegrense advogado Dr. Caio Manuel Clementino de Alcântara, 27 anos, tomou posse na Advocacia Geral da União – AGU, na última sexta-feira, 07 de junho.

A cerimônia de posse ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília\DF, para 230 advogados da União, 150 procuradores federais e 150 Procuradores da Fazenda Nacional, aprovados no último concurso público, que teve os resultados finais divulgados em maio.

Conforme o Governo Federal, os editais, lançados em dezembro de 2022, previam inicialmente 100 vagas para cada uma das carreiras. A ampliação das nomeações foi conseguida pela AGU após pedido para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O evento de posse da sexta, contou também com a participação dos dirigentes da AGU, da Procuradoria-Geral Federal (PGF) e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Antes de tomar posse, o jovem Caio Emanuel foi advogado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CRAS Cecília Biliu, em Várzea Alegre e ainda foi analista legislativo na Assembleia Legislativa do Ceará – Alece.

Nas redes sociais Caio escreveu que a posse como o novo advogado da AGU é uma concretização de um sonho.

“Sonho alimentado e plantado por anos”, destacou.

Durante a posse, Caio esteve ao lado de seu irmão gêmeo, o também advogado Dr. Caique Clementino, do outro irmão Luiz Neto e da mãe, a professora Delana Clementino, que nas redes parabenizou o filho pela conquista.

“Só peço a Deus agora muita proteção, sabedoria e discernimento para que sua nova missão seja tão bem executada como a sempre fez ao longo de sua vida. Mainha tem muito orgulho de toda a sua batalha pra chegar onde chegou. Você é exemplo de humildade e muita disciplina”, diz parte do texto.

O irmão Dr. Caique, também é dedicado na profissão. Em breve ele tomará posse Procurador de Natal, capital do estado de Rio Grande do Norte.

Advocacia-Geral da União

A Advocacia-Geral da União (AGU) é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

A AGU é uma Instituição prevista pela Constituição Federal, e tem natureza de Função Essencial à Justiça, não se vinculando, por isso, a nenhum dos três Poderes que representa.

O Advogado-Geral da União, dentre outras atribuições, deve assessorar direta, imediata e pessoalmente o Presidente da República, dirigir a AGU e representar a União junto ao Supremo Tribunal Federal.

foto divulgação