Escritor Jurani Clementino lança livro de contos e crônicas, em Campina Grande
O escritor e professor Jurani Clementino, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba, lança nesta quinta-feira, 25, o livro “Viver é preci(o)so”, uma coleção de contos e crônicas produzidos durante o período da pandemia da Covid-19 – (2020-2022).
São breves relatos reais e ficcionais de causos vividos e imaginados naquele longo período de dois anos. As histórias são contadas de maneira didática, com linguagem acessível e de forma breve o que facilita a compreensão de todo tipo de público.
Para o professor e escritor Jurani o título faz um trocadilho entre o quanto é preciso – necessário, difícil, complicado, arriscado viver; juntamente com a preciosidade que é estarmos vivo. O quanto é bom acordar todos os dias.
“Ninguém quer morrer. Viver é uma necessidade do ser humano, embora as vezes seja complicado, como foi naquele período da pandemia da Covid-19. Ali nós tivemos a dimensão do quanto a vida é algo sagrado e, ao mesmo tempo, algo passageiro. A todo momento estávamos com medo da morte, como se ela estivesse rondando as nossas casas, passeando pelas nossas ruas, invadindo as residências”,
disse.
“Portanto, o livro reflete sobre isso. Mostra ainda através de pequenos textos, como as pessoas enfrentaram aquele misto de medo da morte e necessidade da vida. O cuidado com o outro, os riscos em sair de casa, as rotinas todas elas alteradas e até as leis e decretos que eram burlados em nome da “vida normal” ainda que isso pudesse custar a vida de alguns. É um livro leve. Uma declaração de amor a vida”,
completou.
Os lançamentos acontecem nesta quinta-feira, às 14h30, no Mercado Público Municipal do distrito de Galante, durante a Festa Literária Integrada de Galante e às 19h, no Instituto Histórico de Campina Grande, que fica localizado na sede da Biblioteca Municipal no centro da cidade.
O livro Viver é preci(o)so está entre as obras literárias contempladas, em Campina Grande, pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura do Município.
Sobre o autor
Jurani O. Clementino é Jornalista e Pedagogo. Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Desenvolvimento Regional, Especialista em Cultura e Literatura. Professor Universitário, Escritor e Membro da Academia de Letras de Campina Grande – ALCG. Vencedor do Prêmio Literário José Lins do Rêgo 2023, na categoria Crônica, e do Concurso Nacional de Crônicas da Livraria Cultura, 2017. Tem uma coluna semanal na Rádio Cultura de Várzea Alegre, CE e escreve no portal de notícias “Paraíba Online”.
Outras obras
Autor dos livros: Zé Clementino: o “matuto” que devolveu o trono ao Rei (Biografia, Latus EDUEPB 2013-2019); Forró no Sítio (Crônicas, 2018); Memórias Sertanejas (Crônicas, 2019); Fazendo a Festa (Pesquisa de Doutoramento, EDUEPB, 2019); Meus Quintais (Crônicas, 2023) Veredas e Fantasmas (Crônicas, 2023); Viver é Preci(o)so (Crônicas, Papel da Palavra, 2024) e Poemas, poesias, cordéis (poesia, Latus EDUEPB, 2024, este último ainda a ser lançado).
foto reprodução