Morre o ex-barbeiro João Gonçalves
Morreu na tarde desta sexta-feira, 26, o ex-barbeiro de Várzea Alegre, João Gonçalves da Costa, aos 89 anos. A informação é da família.
João veio a óbito na residência de uma de suas filhas e tinha várias comorbidades, principalmente cardíacos, mas faleceu por conta de uma DAOP (Doença Arterial Obstrutiva Periférica).
Do Sítio São Vicente, Sede Rural, o varzealegrense, quando jovem, decidiu fazer morada na sede do município para tentar o ofício de barbeiro. Mas a função só deu certo devido à ajuda da sua cunhada Nicascia, que lhe presenteou com instrumentos para fazer corte de cabelo e barba.
A profissão tornou-lhe um dos primeiros barbeiros da cidade e construiu grandes amizades no Centro, em que nos momentos de horas vagas gostava de jogar dominó com seus amigos na barbearia.
Empolgado na profissão, João trabalhava em um ponto localizado a um frigorífico, próximo também do Polo de Lazer Antônio Alves Costa – O Calçadão. Com o sentimento de dever cumprido, deixou a função quando completou 80 anos.
Na vida, foi casado com a costureira Maria das Dores, falecida há 7 anos e juntos construíram uma família de três filhas, sendo duas biológicas, as professoras Regislene e Tereza Régia e uma adotiva, Natália Sales.
Em vida sempre enfatizou para toda sua família, filhas e netos(as) que a educação era essencial para o crescimento profissional.
“Conseguiram sustentar sua família e formar as duas filhas na área da educação, as quais serviram no município de Várzea Alegre”, disse um dos netos, Gabriel Carvalho.
Além das filhas, João deixa cinco netos (dois homens e três mulheres). O seu corpo está sendo velado no Centro de Velório da Assistência Familiar Pe. Cícero. Às 08h, deste sábado, 27, haverá a despedida e logo em seguida o sepultamento no Cemitério Jardim da Paz.
Foto Reprodução