Várzea Alegre

Afiliada da Globo no Cariri registra salva de São Raimundo Nonato ao vivo e produção do pão do arroz

A última salva de São Raimundo Nonato 2024 foi registrada ao vivo pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Cariri, no programa CE TV 1ª Edição, desta sexta-feira, 30, com reportagem de Darlene Barbosa.

A profissional mostrou a movimentação direto da Igreja Matriz, e conversou com o pároco Pe. Evaldo Alves e com os devotos Raimundo Roque e Raimunda Holanda.

Pe. Evaldo contou a tradição da festa que completou em 2024, 169 de realização e a programação festiva para a comunidade, que começou no dia 21 e será encerrada neste sábado, 31.

O empresário Raimundo Roque disse que o nome Raimundo foi dado a ele pela sua avó, após uma graça alcançada. Ele disse que tem orgulho de ser conhecido assim pela devoção.

Já a agricultora Raimunda Holanda falou que tem muita fé no padroeiro e orgulho de levar o nome do santo. Ela disse que tudo surgiu devido também à uma promessa na família.

Após o material sobre a festa do padroeiro de Várzea Alegre, a repórter Darlene foi até a casa de Bady Ferreira, auxiliar de dentista, que mora de frente à matriz. A pauta foi pão de Arroz, comida típica e comprovadamente originária de Várzea Alegre.

A repórter começou mostrando uma mesa farta do pão e logo depois como é produzido o alimento. Badi informou a receita, ponto dos ingredientes, ao vivo fez o preparo e colocou em uma cuscuzeira de barro.

A matéria foi finalizada com as duas, a repórter e Badi, provando do pão de arroz, que já estava pronto na mesa. O ao vivo também chamou a atenção da apresentadora Lorena Tavares, que disse gostar do alimento que fez parte da sua infância.

O pão de arroz é uma das comidas mais produzidas neste município, inclusive foi tema do Barracão Cultural Poeta Francisco de Sousa Sobrinho, em 2023. Badi é uma das cozinheiras da cidade e foi convidada pela produção da Verdes Mares por meio do casal varzealegrense Dr. Raimundo Sátiro e Roseane.

foto\Reprodução