CDL divulga homenageados do Troféu Ana Vanusa 2024
Os homenageados para do “Troféu Ana Vanusa” na edição de 2024 foram divulgados nesta quarta-feira, 13, pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Várzea Alegre.
Serão reconhecidos pelo prêmio os empresários José Cavalcante Cassundé, José Gonçalves Bezerra, Manoel Vandir Viana e Rosa Amélia de Carvalho Costa.
O prêmio tem o intuito de reconhecer os empresários que se destacam na fomentação do empreendedorismo, associativismo, desenvolvimento econômico e social da região.
“O troféu da categoria mérito lojista é outorgado para o empresário que prestou serviços relevantes para o desenvolvimento do comércio local ao longo dos anos”, diz o comunicado.
A premiação ocorrerá no final de novembro, em evento privado só para empresários sócios da Câmara de confraternização de fim de ano. A CDL tem como presidente Maria Meiry – Meirinha.
Ana Vanusa
Ana Vanusa Gonçalves de Freitas Oliveira, nasceu em Várzea Alegre aos 26 de agosto de 1968, filha de Valter Leandro de Freitas e Rita Gonçalves de Freitas. Começou o infantil na Escola Anesia Ferreira, ingressou no Colégio São Raimundo Nonato concluindo o segundo grau. Trabalhou durante um ano como professora na Escola José Correia Lima. Participou ativamente do Clube das Samaritanas. Casou-se com o comerciante Elias Frutuoso de Oliveira (In Memorian), onde deste matrimonio nasceram dois filhos; Edna e Mateus. Ana Vanusa tornou-se uma mulher de pulso forte, de um coração humano e generoso. Ao lado do seu esposo, entrou no setor empresarial, fundando em agosto de 1987 a loja de móveis Casa Frutuoso, com vocação visionária foi responsável por trazer o primeiro showroom de móveis para Várzea Alegre. Permaneceu junto com o Sr. Elias 28 anos à frente da Casa Frutuoso onde obteve muito êxito e sucesso.
Ana Vanusa teve participação ativa na criação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Alegre em 1997 onde ocupava o cargo de 1° de Secretária, na época a entidade tinha como presidente o Sr. Francisco Milton Bezerra, que ficou à frente da CDL no processo de estruturação da entidade, até 2000. Na sucessão dele, o nome de Ana Vanusa veio quase naturalmente. Ela era disposta, envolvida e tinha o espirito aguerrido. Ana Vanusa não só assumiu a cadeira de presidente, como também promoveu mudanças decisivas na instituição como: Transferiu a CDL para o mini shopping da cidade para melhor funcionamento e atendimento dos associados, trouxe mais uma grande inovação para o varejo varzeaalegrense o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, que até hoje auxilia o nosso varejo nas concessões de crédito e recuperação de débito e lançou a primeira promoção do Natal Premiado.
Sem perceber, Ana Vanusa fez história e abriu caminho para o desenvolvimento comercial do nosso município, tornando ainda mais relevante para a sociedade varzeaalegrense a mais importante instituição de representatividade da classe varejista, que é a CDL Várzea Alegre. Ela ainda foi eleita por mais duas gestões e até hoje é lembrada por suas realizações.
Era de uma espontaneidade em pessoa, com o lema de ajudar sempre os mais carentes. Partiu prematuramente, no dia 05.06.2017. Mas sorriu! Amou! Viveu momentos de alegrias ao lado de seus familiares e amigos. Os valores que ela nos deixou não tem preço. A coragem, a determinação e principalmente a fé em Deus. Batalhou intensamente e deu o que tinha de melhor na sua vida: “o amor”.
E por toda sua trajetória de sucesso a frente ao comércio de Várzea Alegre tanto como empresária e como presidente da CDL Várzea Alegre, nós temos a honra de homenageá-la criando o Troféu Ana Vanusa, troféu esse que reconhecerá empresários que como Ana Vanusa, era uma jovem empreendedora, inovou no comércio várzea alegre e também deixou a sua marca que será sempre lembrada.
foto divulgação