Açude Olho D’Água está perto de sangrar e pode atingir 8ª sangria da história
O açude Olho D’Água (Açude Deputado Luiz Otacílio Correia – na comunidade de São Vicente), principal reservatório que abastece Várzea Alegre, está prestes a atingir sua capacidade máxima. De acordo com dados atualizados da Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) e da Funceme, divulgados no portal Hidro.ce, o açude está com 97,33% de sua capacidade total, que é de 19 milhões de metros cúbicos de água.
Com o avanço do volume, cresce a expectativa da população para uma nova sangria, o que poderá acontecer a qualquer momento. Caso se confirme, esta será a oitava sangria registrada desde a inauguração do açude, ocorrida em 30 de junho de 1998. A primeira vez que o reservatório verteu foi em 2004, seis anos após sua entrega. Também houve sangrias nos anos de 2006, 2008, 2009, 2022, 2023 e mais recentemente, em 2024, no dia 14 de abril, por volta das 6h da manhã.
O açude teve sua construção iniciada em 1993, durante a gestão do então prefeito Dr. Pedro Sátiro, sendo executada pelo 3º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção, sediado em Picos (PI). A ordem de serviço foi assinada pelo governador Ciro Ferreira Gomes. Já a inauguração foi realizada pelo então governador Tasso Jereissati e pelo prefeito João Eufrásio Nogueira.
A elevação do volume se deve, principalmente, às chuvas registradas recentemente. Neste domingo (24), houve registros com acumulados de 37 mm na sede de Várzea Alegre, 27 mm no Riacho Verde e 10 mm no distrito de Canindezinho.
foto enviada pelo médico Dr. Viturino Jr.