Várzea Alegre

III Evento Cultural e XIII Feira de Ciências movimentaram educação de Várzea Alegre

Na cidade de Várzea Alegre, o Governo Municipal realizou na sexta-feira, 08, e no sábado, 09, o III Evento Cultural e a XIII Feira de Ciências da Secretaria Municipal de Educação. O III Evento Cultural aconteceu no CSU – Centro Social Urbano e a XIII Feira de Ciências foi realizada na Escola Municipal Dário Batista Moreno.

O III Evento Cultural trabalhou com o tema “Um descortinar de novos talentos”, por sua vez, o tema da XIII Feira de Ciências foi “Difundindo Ciência e Tecnologia no Ambiente Escolar”.

De acordo com o Assistente Pedagógico Dagoberto Diniz, o evento cultural é o desenvolvimento da política de valorização dos talentos varzealegrenses e de preservação das tradições culturais do município com a participação de todas as escolas de Várzea Alegre compreendendo as unidades educacionais do ensino fundamental e médio.

Na XIII Feira de Ciências, segundo o Coordenador Pedagógico Antônio Fernandes de Lima, o objetivo é a integração de alunos e professores do Ensino Fundamental I, Fundamental II, Profissional e Médio das escolas da rede municipal, estadual e particular, visando despertar no aluno o interesse acadêmico, promovendo o intercâmbio cultural e científico, estimulando as atividades investigativas na escola proporcionando a expansão dos trabalhos científicos e artístico-culturais, ampliando  o espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão histórica, social e cultural.

Ele explicou que o evento estava dividido em três categorias, sendo: Fundamental I – com alunos do 1º ao 5º ano; Fundamental II – com estudantes do 6º ao 9º ano; e Ensino Médio – com alunos do 1º ao 3º ano.

Foram apresentados doze trabalhos, com a participação de oito escolas do Ensino Fundamental I, Fundamental II, participaram quatorze escolas e três escolas do ensino médio, sendo que, as escolas do ensino médio poderiam apresentar até cinco trabalhos.

Resultados

Ensino Fundamental I

1º Lugar: Saúde Bucal na Escola – Escola Antão Leandro Bitu – 447 pontos;

2º Lugar: Alimentação Saudável, o diferencial em nossa vida – Escola Pedro Leandro (distrito de Naraniú) – 342 pontos;

3º Lugar: Distrito de Calabaça – Escola José Primo de Morais (distrito de Calabaça) – 340 pontos.

Ensino Fundamental II

1º Lugar: Compostagem Orgânica – Escola José Sérgio da Costa (distrito de Riacho Verde)– 194 pontos;

2º Lugar: Preservação do Caminho de Maria de Cristo – Maria de Bil – Escola Antão Leandro Bitu – 190 pontos;

3º Lugar: Reflorestamento e preservando nosso bioma a caatinga – Escola Francisco Assis Vicente (Serra dos Cavalos-Riacho Verde) – 188 pontos;

4º Lugar: Reutilização da Água – Escola Vereador José Primo de Morais (distrito de Calabaça) – 186 pontos;

5º Lugar: Cidadãos conscientes conhecendo nossos representantes – Escola Pedro Leandro da Silva (distrito de Naraniú) – 176 pontos.

Ensino Médio

1º Lugar: A História da Escola Maria Afonsina – Escola Maria Afonsina – 168 pontos;

2º Lugar: Bebidas alcóolicas – Instituto Sátiro Siebra – 150 pontos;

3º Lugar: Descalculia – Escola José Correia – 148 pontos.

O prefeito Zé Helder (PMDB), esteve nos eventos e elogiou a participação das escolas. Para o prefeito, incentivar o aprofundamento dos conhecimentos é também apoiar as iniciativas que despertam nos estudantes o interesse pelos conteúdos educacionais, e no caso dos eventos, o interesse pela cultura e pela ciência.

Dr. Fabrício Rolim, vice-prefeito, esteve na Feira de Ciências, e também enalteceu a participação das escolas e dos alunos, avaliando que a qualidade dos trabalhos apresentados mostram o avanço da qualidade do ensino nas escolas do município.

Para o secretário de Educação, Paulo Danúbio, é essa a escola que consegue transformar vidas, por meio do conhecimento e da integração dos educadores e dos estudantes.