Várzea Alegre terá nova experiência com plantio de Algodão Branco
O prefeito Zé Helder (PMDB), quer fazer em Várzea Alegre, com os agricultores uma nova experiência com o plantio de algodão branco para fortalecer a economia rural.
Para essa experiência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, tendo à frente Cícero Izidório, fechará parceria com o Instituto Federal do Ceará – IFCE. Esse é o Projeto Ouro Branco, que tem a finalidade de revitalizar a cultura do algodão na nossa região.
No último dia 22 de agosto, a Secretaria Desenvolvimento Agrário, na pessoa do secretário, Cicero Izidório e o técnico Estevão Azevedo , realizaram visita de campo nas propriedades dos agricultores José Arimatéia de Oliveira no sítio Mourão e Fernando Gil de Oliveira, no sitio Juazeirinho, acompanhados do professor Sebastião Cavalcante e dos estudantes de agronomia Aline Lorrayne, Edmar Araújo, Antônia Micaelle e Vanderson Cardoso – da Universidade Federal do Cariri – UFCA, para entregar sementes de algodão e realizar colheita do solo e água para análise.
Para o secretário, Cicero Izidório, é importante que o município possa incentivar a revitalização de diversas culturas. “Aqui agradecemos, de modo especial, aos agricultores e a universidade por realizar esse projeto que servirá de unidade piloto para outros municípios”, disse.
O Bicudo
A maior ameça da cotonicultura é a praga do bicudo, que dizimou plantações de algodão Brasil a partir de 1983, quando foi registrada sua presença no país. A primeira vez que se ouviu falar no bicudo foi no estado do Texas, nos Estados Unidos, no ano de 1892. Em 1949, sua presença foi notada na Venezuela e em 1950, na Colômbia.