Várzea Alegre registra chuva de 92 milímetros
A cidade de Várzea Alegre foi banhada por uma chuva de 92mm na sede do município, segundo pluviômetro instalado na Rádio Cultura, da noite de ontem para a manhã deste sábado, 27 de janeiro. Oficialmente a Funceme registrou 73.2 mm de chuva em Várzea Alegre.
As chuvas atingiram praticamente todo o município. No sítio, Vazinha, na Sede Rural, por exemplo choveu 105mm.
Desde o começo de janeiro que uma boa chuva é esperada em Várzea Alegre. Dias atrás, o tempo chegou a formar característica de chuva forte, mas logo se dissipou.
No dia 9 de janeiro, um temporal com ventos fortes, relâmpagos e trovões causou prejuízos como a queda do muro de um prédio comercial, destelhamento de outro e ao final, a chuva foi de 5mm. Na última quarta-feira, 24, a chuva foi de 9mm.
Para a quadra invernosa desse ano, segundo a Funceme, a probabilidade prevista é de 40% de chuvas acima da média histórica, 35% na média e 25% abaixo.
Riacho Verde
A população varzealegrense está atenta às chuvas do distrito de Riacho Verde. Lá, de ontem para hoje, de acordo com a Funceme, choveu 78 mm. O Riacho do Machado, que passa pelo distrito, deságua dentro do açude.
O açude
Segundo levantamento do Comitê da Seca de Várzea Alegre, o açude Deputado Luiz Otacílio Correia tem reservas para abastecer a cidade até junho desse ano.
Atualmente, o açude que tem capacidade para armazenar 19.000m³ de água, está com 13,91 % dessa capacidade.
Há um plano elaborado pelo Comitê da Seca de Várzea Alegre, junto com a COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e Cagece para o contingenciamento da água, que passa por campanhas de conscientização de consumo, eliminação de vazamentos da rede de distribuição, e em uma situação de maior necessidade, o racionamento da água.
Mas, a ideia central, segundo o prefeito da cidade, Zé Helder, é a população tomar medidas de economicidade da água para que, com as chuvas desse ano, o açude alcance boa recarga, que seja suficiente para chegar à quadra invernosa de 2019, quando também se espera que as chuvas sejam satisfatórias e possam vir a garantir a recarga total do Olho D’Água.