Várzea Alegre

Quadrilha Junina Arriba Saia lança temática para temporada 2018

A quadrilha junina varzealegrense Arriba Saia lançou na noite do sábado, 10, a sua temática para temporada festiva de 2018.

Com evento realizado no Centro Social Urbano – CSU, às 19h30, e transmitido ao vivo uma hora depois do início em suas redes sociais, a quadrilha apresentou para o público, um tema voltado para a obra de Ariano Suassuna.

Diferente do ano passado quando a quadrilha levou o tema “Pra não dizer que não falei das flores. Ditadura, o duro golpe”, em 2018, o grupo trabalhará “O inquérito – A monarquia sertaneja”.

“Procuramos um tema nada semelhante ao de 2017. Como em 2017 tivemos muito destaque, ficamos com medo de existir comparações por parte do público e dos jurados, portanto o primeiro passo foi mudar isso. Procuramos um tema rico culturalmente. O romance “A pedra do reino” de Ariano Suassuna, é feito com base no Movimento Armorial e nós vamos partir disso. Desfragmentamos parte da história do livro e colocamos nossa licença poética. Arriba Saia esse ano será uma Monarquia, conduzida por Quaderna na figura do marcador.” Disse integrantes da quadrilha.

Após o lançamento, as expectativas são enormes, os dirigentes Ícaro Bastos e Érico Bastos, assim como todos os componentes aguardam ansiosos a resposta do público e dos jurados.

No lançamento a Arriba Saia contou com as presenças do figurinista Esron Dron e Marcos Evangelista, ex-jurado e escritor de casamentos.

Confira o release do tema e seguida a camiseta que será utilizada

Arriba Saia 2018 é uma quadrilha que se decifrará no compasso daqueles que andam pelos descaminhos do sertão, sob o sol abrasador. É cordel em prosa, novela de cavalaria, exorcismo de traumas históricos, história de amor, ódio e sangue, uma verdadeira epopeia nacional.

O marcador, transfigurado no personagem Dom Pedro Dinis Quaderna, nos dá a pista: …é um castelo de sonhos, “A OBRA MÁXIMA DA RAÇA BRASILEIRA”, obra esta que ele pretende escrever.

Quaderna traz em seu sangue a tragédia de sua família, quando seu bisavô, João Ferreira, instigado pela crença de que Dom Sebastião voltaria para libertar e trazer de volta a felicidade ao seu povo, degolou a própria esposa, dando início assim a um grande massacre.

Quaderna narra sua história, de modo singular. Um homem supostamente louco, de personalidade exótica, que segue fielmente convicto e alucinado pela lenda que criou para si e para a sua malfadada família. Acusado de subversão implícita, responde a um longo interrogatório em um “INQUÉRITO”, no qual é acusado, por se proclamar o verdadeiro Rei genuinamente brasileiro, distinto daqueles oriundos de Portugal.

Quaderna traz consigo tudo o que essa tragédia significa, para dar aos sertanejos o que lhes é de direito – UM REI, O AUTÊNTICO REI SERTANEJO BRASILEIRO.

Inspirado na obra de Ariano Suassuna:  “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, obra alma do movimento armorial, a Quadrilha Arriba Saia 2018 é feita de delírios, miragens de deserto, legenda, sonhos, heráldicas de bandeiras e brasões e seres místicos. Tudo compõe a obra que levou Quaderna à prisão e que a Quadrilha Arriba Saia apresenta esse ano em: O INQUÉRITO – A MONARQUIA SERTANEJA.