Açude Olho D’Água está sangrando com 21 centímetros, diz Cogerh
Atualizada às 13h44: O açude Dep. Luiz Otacílio Correia – Olho D’Água, principal por abastecer a sede de Várzea Alegre, continua sangrando.
Em contato com o repórter Ivan Silva, o gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, Albert Brito, disse que o reservatório está com 21 centímetros de sangria, o que tira a preocupação da população quanto ao risco da parede.
“Demonstra que a preocupação da população em relação ao açude Olho D’água pegar muita água não demonstra risco, uma vez que o sangradouro é largo e extenso e com isso tem uma grande capacidade de receber altos volumes. Em comparação à outros reservatórios como o Rosário e Ubaldinho mal se nota a sangria”, disse.
Após citar os dois reservatórios, o açude Rosário, que fica no município de Lavras da Mangabeira e Ubaldinho, na região de Cedro, a reportagem perguntou da segurança da parede desses dois açudes. Alberto disse que não há perigo.
“São açudes [Rosário e Ubaldinho] que têm sangradouros mais estreitos, são de concretos. Em termo de risco, não. Nenhum dos açudes monitorados pela COGERH hoje, apresenta risco de rompimento não”, disse.
O açude localizado no Sítio São Vicente, sede rural de Várzea Alegre, começou a sangrar na terça-feira, 28 de março. Essa é a sexta vez que o açude sangra, desde que passou a ser monitorado pela COGERH.
Foto divulgação