Advogado Otoniel Jr diz na Câmara que Várzea Alegre perdeu Vara da Justiça
O advogado e presidente da Associação dos Advogados de Várzea Alegre, Otoniel Jr, lamentou a perda de uma Vara da Justiça pela Comarca do município após aprovação da reorganização da Justiça implantada pelo Tribunal de Justiça do Ceará, ocorrida em 31 de outubro passado.
Otoniel Jr, informou que essa Vara da Justiça que Várzea Alegre perde será transferida para a cidade de Juazeiro do Norte.
Ele elencou o prejuízo que Várzea Alegre terá com menos um promotor e servidores quando tramitam na Justiça local mais de quatro mil processos, além de receber a representação eleitoral das cidades de Farias Brito e Granjeiro.
O advogado relatou todo o processo de luta para evitar a perda da Vara da Justiça e o apoio que recebeu do prefeito da cidade Zé Helder e do deputado estadual Dr. Sarto, este último que apresentou emenda na Assembleia Legislativa para que Várzea Alegre não figurasse nesta lista de mudança.
Otoniel Jr se queixou que a oposição não apoiou de forma interessada a causa para evitar o prejuízo da Vara da Justiça ao município.
O vereador Michael Martins respondeu pela oposição, afirmando que o assunto foi levado pelo advogado com viés político e falou da contribuição que foi dada sobre o tema, justificando que essa luta vai além de Várzea Alegre e tem questões técnicas que a mudança é com base em dados, caso no qual Várzea Alegre não se enquadra para manter a segunda vara. “Só mantém se for por força política”, disse. Ele repudiou qualquer imputação de culpa à oposição nesta questão.
Professora Dedê (PC do B), colocou o questionamento: “Será que se tivesse dado certo, a oposição seria citada?”, falou.
A vereadora ainda defendeu que ajudou até onde pode e que há uma briga grande entre OAB, deputados e Governo e Juazeiro tem mais força política.
A vereadora falou que está em ata sua sugestão para que os 13 vereadores assinassem documento em apoio à manutenção da segunda Vara da justiça em Várzea Alegre, e com esse documento pediriam apoio dos deputados votados em Várzea Alegre à manutenção da Vara.
A matéria está com o Governo do Estado para sanção pelo governador Camilo Santana.