‘Alemão’ depõe hoje sobre tentativa de resgate em presídio
O líder do furto ao Banco Central, no ano de 2005, Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ‘Alemão’, deve ser ouvido, hoje, pela Justiça Estadual sobre sua tentativa de resgate, no último dia oito de agosto. O depoimento do criminoso tem início às 10h e acontece em uma unidade prisional do Estado do Ceará. Por medida de segurança, o presídio onde ele está sendo custodiado e irá depor não foi revelado.
Conforme o juiz Luiz Bessa Neto, da 1ª Vara de Execuções Penais da Capital e da Corregedoria dos Presídios, ‘Alemão’ irá depor em um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) aberto contra ele, em consequência da tentativa de resgate, que terminou em tiroteio.
No episódio, o suspeito de ser o mentor do furto milionário ao BC foi baleado com três tiros no abdômen, enquanto tentava escapar da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. Antônio Carlito Avelino, o ‘Boi’, e Paulo Laércio Pereira da Silva, o ‘Paulo Cabecinha’, também tentaram fugir do presídio nesta mesma ocasião.
O trio, membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), protagonizou uma ação ousada, que contou com a participação de 15 homens fortemente armados. Policiais militares e agentes penitenciários plantonistas reagiram à ação, balearam os três presos e afugentaram o bando.
‘Alemão’ e ‘Boi’ tiveram de ser levados, sob custódia policial, ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. Já ‘Paulo Cabecinha’ foi atendido dentro do presídio. Conforme informações apuradas pelo Diário do Nordeste, o trio está em uma penitenciária localizada em Aquiraz e deverá ser ouvido na própria unidade.