Algodão já começa a ser comercializado em Várzea Alegre
Após o plantio e a colheita, o algodão agora passa pelo processo de comercialização no município de Várzea Alegre. O produto começa a dá resultados o que deixa claro que a sua cultura é realidade na cidade.
Segundo informações do programa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na FM Cultura 96.3, houve uma reunião com os produtores que apostaram no plantio e foi apresentada uma proposta de uma empresa que estará comprando o produto.
Acompanhe o áudio do programa que é apresentado por Menésia Simeão.
A recuperação desta cultura faz parte do projeto “Ouro Branco”, do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com a Embrapa e com a Prefeitura Municipal. O Ouro Branco é uma iniciativa do professor Sebastião Cavalcante de Sousa e faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável do Cariri que trabalha a revitalização da cotonicultura.
Em Várzea Alegre o prefeito Zé Helder, autorizou o município a comprar as sementes de algodão e distribuir com os agricultores como incentivo para o aumento da área plantada.
O Ouro Branco em Várzea Alegre teve início com dois campos experimentais de algodão, sendo um na propriedade do agricultor Fernando Gil, no distrito de Canindezinho e outro nas terras do agricultor Arimatéia de Oliveira, no sítio Mourão, na Sede Rural.