Aliança entre Eunício e Camilo foi pedido de Lula
A cada dia com sinais mais claros, aliança política entre Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) foi objeto de pedido pessoal do ex-presidente Lula ao PT do Ceará. Na manhã de ontem, evento com o governador e o peemedebista para entrega de obras em Canindé acabou virando nova mostra da reaproximação e até “ensaio” de palanque para Lula no Estado.
Até então alvo de grande especulação, intervenção pró-Eunício de Lula foi confirmada ontem por lideranças do PT e do PMDB. Em entrevista ao O POVO, o presidente do Senado disse nunca ter conversado com o ex-presidente sobre a questão política do Ceará, mas destacou: “O Lula me disse que conversou com o PT do Ceará sobre uma possibilidade de aliança política”.
Um dos nomes mais próximos do líder petista no Estado, o deputado federal José Guimarães (PT) confirmou iniciativa do ex-presidente. Ele destaca, no entanto, que o diálogo foi suspenso até o julgamento de recurso de Lula na Lava Jato, marcado para 24 de janeiro. “Lula pediu para eu fazer um balanço e retomar tudo após o dia 24”, diz.
Ministro das Comunicações e líder do PMDB durante o governo do petista, Eunício possui antigo histórico de aproximação com Lula. Na eleição de 2014, a amizade entre eles fez até com que o líder petista não gravasse em apoio a Camilo, adversário do peemedebista na disputa. “Pré-palanque”
Evento de ontem, que entregou 495 novas unidades do Minha Casa, Minha Vida, acabou também marcado por elogios e referências ao ex-presidente. “Para qualquer nordestino, o Lula não é questão política ou eleitoral, é de reconhecimento. É um nordestino, que criou das maiores redes de garantia social do mundo”, disse Eunício.
Reforçando discurso do peemedebista, Camilo Santana e José Guimarães também destacaram importância do petista para o desenvolvimento de projetos como o Minha Casa Minha Vida e a transposição do rio São Francisco.
Ao final do evento, foi tocado vídeo institucional do presidente Michel Temer (PMDB) parabenizando as famílias pela entrega de casas.
Saiba mais
Unindo também adversários políticos da região, palanque do evento foi marcado por simbolismos. Em discurso durante a entrega das obras, a prefeita Rozario Ximenes (PMDB) puxou palmas para o seu antecessor no cargo, Celso Crisóstomo (PT). Na eleição do ano passado, os dois protagonizaram acirrada disputa no Município. “É preciso destacar a importância do ex-prefeito, foi ele quem batalhou muito por essas casas”, destacou a prefeita em discurso. “As brigas políticas já atrapalharam muito o interesse da população, é preciso trabalhar pelo bem do povo”, disse Rozario, em discurso elogiado por Camilo Santana logo depois.
Fonte: O Povo