Alunos do Projeto Tatame Cidadão Karatê trocam de faixa em Várzea Alegre
Aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro Social Urbano – CSU de Várzea Alegre, nessa segunda-feira, 24, a troca de faixas para 30 alunos de karatê do Projeto Tatame Cidadão.
O evento contou com as presenças do prefeito Zé Helder (MDB), da secretária de Assistência Social Laura Maria, do presidente do Karatê Shidokan Brasil, Shiran Paulo Ken Misumi e dos senseis Vicente Falcon, Bruno Lima e Felipe Gonçalves – matriz Santo André – São Paulo, representando a Academia de Karatê Shidokan de Várzea Alegre os senseis Bombeiro, Cleide Silva e Brendon Silva – instrutor do Projeto Tatame Cidadão e da instrutora de Taekwondo, Maria Ribeiro.
O prefeito, Zé Helder, disse que estava feliz com o Tatame Cidadão, iniciado neste ano, que oportuniza contar histórias, especialmente, histórias de formação de cidadãos. Ele disse que neste terceiro mandato como prefeito de Várzea Alegre, tem o compromisso com a construção de obras, mas, a grande obra desse governo é a da cidadania, de homens e de mulheres de bem. “Isto só acontece se a gente ocupar nossos jovens e nossos adolescentes com programas sociais adequados, com boa alimentação, com exemplos. Através do Tatame Cidadão, conseguimos trazer para dentro da assistência [social], vários jovens que estão todos os dias aqui, treinando não apenas uma arte marcial, mas também treinando a arte da vida”, – disse.
Sobre os instrutores do Tatame Cidadão – Brandon Silva no karatê e Maria Ribeiro no taekwondo, o prefeito disse que fazem um grande trabalho e que o município agradece o empenho e a dedicação deles. O prefeito garantiu que apoiará o projeto Tatame Cidadão até o final do mandato.
O aluno do Tatame Cidadão Karatê, Iago Lima, que trocou de faixa – era faixa branca, agora é faixa azul, disse que estava muito feliz pelo momento e fez agradecimentos à Prefeitura pelo apoio ao projeto e aos professores de karatê Brendon Silva e Bombeiro.
Paulo Ken também destacou que estava contente por ter vindo mais uma vez a Várzea Alegre para participar, nesta ocasião, do I Torneio Aberto de Karatê Shidokan do Projeto Tatame Cidadão. “Foi muito bom. Agradeço o apoio da Prefeitura e da Assistência Social. Que possamos fazer mais eventos”, disse.
Tatame
Segundo Laura Maria – Secretária de Assistência Social, o Tatame Cidadão é uma realidade para mais de 300 crianças e adolescentes das áreas urbana e rural. “Só no karatê temos 40 alunos, na capoeira são 80 alunos e mais de 200 crianças praticando taekwondo”, disse. Ela também destacou que durante a programação do II Festival Municipal da Juventude, 70 alunos do taekwondo, após oficina, também trocarão de faixa, nessa terça-feira, 25. O taekwondo tem como instrutora a professora Maria Ribeiro.
Festival
A troca de faixas dos 30 alunos de karatê do Projeto Tatame Cidadão faz parte da programação do II Festival Municipal da Juventude que teve início no dia 21 e tem encerramento previsto para 28 de setembro. A programação é diversificada e trabalha o tema “A vida como propósito”. São atividades esportivas, culturais e informativas contemplando toda a juventude.