Após 28 anos, Seu Zé de Luzia fica fora do corte do pau da bandeira
Pela primeira vez em 28 anos que o agricultor José Carolino do Nascimento, Seu Zé de Luzia, 74 anos de idade, fica de fora do tradicional corte do pau da bandeira de São Raimundo Nonato. Neste 2018, o ritual que simboliza os primeiros preparativos da festa do padroeiro de Várzea Alegre, que ocorreu no Sítio Rosário, Sede Rural, não contou com a sua presença.
O motivo segundo o Seu Zé de Luzia não é nada relacionado a idade, pois apesar do tempo vivido, ainda há muita disposição. Ele disse que primeiramente foi informado que este ano o pau da bandeira não seria retirado da mesma mata que foi cortado o anterior, porém, ao pedir para auxiliar na retirada deste, que ocorreu no domingo passado 15 de julho, inclusive noticiado por este site, recebeu como reposta que “não precisava”.
Residindo no Sítio Boa Vista, Sede Rural de Várzea Alegre, Seu Zé de Luzia, lamentou o fato, porém, destacou que não deixará de festejar junto com os seus conterrâneos a tradicional festa do padroeiro. Durante todo este período, Seu Zé tem várias histórias para contar, afinal, são quase três décadas cortando o pau da bandeira. Ele disse que já participou de momentos no bairro Sanharol, sítios Canto, Atoleiro, São Vicente, Serrote e Boa Vista.
Pelo seu reconhecimento na área e por contribuir com a cultura local, Seu Zé de Luzia, foi homenageado no ano de 2017, com a Medalha de Papai Raimundo, comenda importante outorgada pelo município. Além dele mais 11 personalidades foram lembradas na solenidade.