Após 48 anos, grupo de coral se reúne para recordar momentos
Um encontro para matar a saudade e reviver bons momentos foi registrado na noite deste sábado, 21, no bairro Sanharol.
Um grupo de coral da escola municipal Presidente Castelo Branco – hoje, Dr. Pedro Sátiro, dos anos 1975 e 1980, teve a ideia de se reunir na residência da professora Wandernaid Aquino, também participante na época, para celebrar a amizade.
O coral mirim era denominado de Maestro Antônio, em homenagem ao músico da banda municipal Maestro José Ribeiro. Era motivo de orgulho para quem participava e para as mães que faziam de tudo pra que elas tivessem as roupas para cada apresentação.
Em conversa com Dayse Diniz, diretora na época, ela disse que buscava formar muitos grupos para a escola ficar em movimento e aí surgiu o coral mirim, que fazia apresentações nos eventos da escola.
O coral era formado por aproximadamente 20 adolescentes de 8 a 12 anos, e que 14 delas se comprometeram em participar da nostalgia, pois, uma já faleceu e outras, devido à locomoção, não foi possível estarem presente.
Dayse enfatizou que as meninas tinham orgulho de participar do Coral Mirim e que até choravam de emoção.
“Cada uma mais bonitinha do que a outra. Elas eram lindas, mas não eram escolhidas só porque eram lindas não, é porque também elas eram espertas, ativas e também porque as mães tinham muito gosto […]. Então era muito interessante!” disse.
No encontro desse sábado, as participantes cantaram as músicas da época, dançaram e até fizeram homenagem para Dayse Diniz pelo apoio.
“Tivemos a honra de receber a nossa eterna diretora e mestra e fazermos um momento pra agradecê-la por ela ter nos proporcionado momentos tão marcantes nas nossas vidas”, disse Wandernaid Aquino.
Para Wandernaid, o encontro foi um momento maravilhoso pois o grupo teve a alegria de relembrar um dos momentos marcantes da infância e vida escolar.
“Para nós participarmos do Coral Mirim Maestro Antônio era motivo de orgulho para nós e nossas mães que faziam de tudo pra que a gente tivesse as roupas para cada apresentação. Ontem ao ouvir cada uma falando eu pude entender o quanto era difícil financeiramente naquela época de dificuldades que nossos pais tinham e mesmo assim estamos nós lá lindas e felizes”, finalizou.
O momento foi registrado em fotos e foi marcado nas lembranças de cada uma, por ter tido a oportunidade de se reencontrarem após anos.
A professora Wandernaid Aquino, e ex-secretária de educação de Várzea Alegre, costumo reviver esses momentos. Em agosto de 2022, ela reuniu um grupo de vôlei, ao qual tinha como membro na época o prefeito Zé Helder, e fizeram uma confraternização. Para ela, recordar e viver.