Várzea Alegre

Após mais de 50 dias internada, criança que nasceu em coma recebe alta hospitalar

A bebê de Várzea Alegre que nasceu com complicações, em um coma profundo, já recebeu alta do hospital São Lucas, situado em Juazeiro do Norte. Depois de 52 dias, a pequena já se encontra no seio da família, chegou na semana passada.

Maria Lyêva, com dois meses de vida a completar nesta terça-feira, 09, é filha do casal de agricultores Maria Geílza e Raimundo do Monte, do sítio Poço Cercado, Distrito de Riacho Verde, Várzea Alegre. A pequena passou por uma complicação durante o parto, o que lhe causou falta de oxigenação no cérebro.

A sua mãe por recomendação médica, não podia engravidar, apesar do desejo. Ela passou por um transplante de fígado em 2015.

Pela forma como superou o coma, Lyêva foi destaque em um dos programas da TV Verdes Mares Cariri, afiliada Rede Globo, pediatras utilizaram um método para poder salvá-la, o chamado padovan, abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.

A forma é utilizada pelo hospital há 10 anos, e já foi aplicada em cerca de 150 bebês, porém, o caso de Maria será o primeiro a integrar a uma pesquisa científica que deve comprovar a eficácia do método.

A história de superação foi contada pelo CETV 2ª Edição, no dia 30 de agosto, e narrada por este portal dias depois. Após alguns dias retornamos a contar esta história de uma forma mais feliz, Maria já está em casa e com mais saúde.