Várzea Alegre

Aproximadamente 659 mães são atípicas em Várzea Alegre, diz último levantamento

No Dia Mundial do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 02 de abril, obtivemos a informação de que o município de Várzea Alegre tem aproximadamente 659 mães atípicas e que fazem parte do Núcleo Azul, uma das iniciativas do Governo Municipal para o atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Várzea Alegre,

O dado foi repassado pelas mães atípicas, Tatiane Rodrigues e Danda Taveira, em entrevista ao Jornal Giro 360, da Rádio Cultura, apresentado por Ivan Silva.

As mães foram convidadas para apresentarem o grupo “Te Abraça”, criado recentemente e que tem a missão de ajudar as mães atípicas do município.

Vale ressaltar, que esse número de mães não quer dizer que o município tenha a mesma quantidade de pessoas com TEA, pois há genitoras que tem mais de um filho com essa condição.

Danda Taveira disse que o levantamento não é recente e acredita que esse número tenha aumentado na cidade. Quanto à carteiras de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, as entrevistadas disseram que não tem essa informação.

O grupo “Te Abraça”, que luta para tornar-se associação, é formado por 170 pais, afora a coordenação que tem 17 pessoas. O Te Abraça surgiu da necessidade da busca por inclusão e terapias. A futura associação já tem espaço na Associação Santa Maria e tem buscado reformar o local para consultas.

foto\Rádio Cultura