Várzea Alegre

Artesã Ceilda Oliveira celebra 60 anos de vida

A artesã Ceilda Oliveira celebrou no sábado, 21, seus 60 anos de vida.

A varzealegrense do sítio Mocotó, pediu para celebrar uma missa em ação de graças na capela da comunidade, onde recebeu amigos e familiares. Ela também proporcionou um jantar para os convidados.

Conhecida no município, Ceilda que é solteira, foi abraçada pelos seus próximos pela felicitação da nova idade. Nos discursos proferidos a ela, a artesã se emocionou. Estava muito feliz por ter chegado ao 60º aniversário e disposta para viver mais.

Ceilda Oliveira é irmã de Rosinha Miguel, artesãs da Associação Comunitária do Sítio Mocotó, fundada em 1989. De uma família humilde, é a quinta filha do casal Simplício Miguel e Francisca Reinaldo, já falecidos, eles tiveram 15 filhos.

Ceilda e Rosinha são conhecidas pela superação após vencer um problema congênito de atrofia dos membros inferiores, por meio do Crochê. As artesãs fabricam redes de dormir, varandas de crochê e de jogos americanos, sousplat, tapetes de crochê, bandeja, guardanapos e porta-pães bordados com ponto cruz, entre outras peças.

O trabalho delas foi reconhecido em 2005, quando Rosinha ganhou o primeiro lugar no Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora, no Ceará, e o terceiro lugar nacional. A premiação levou o trabalho delas para o México.

Em 2013, teve a produção na exposição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Além disso, recebeu, do governo do Estado, o Selo Ceart 2016.

Dentre tantas conquistas, uma pessoal se destaca, Ceilda conseguiu a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, o que a fez vencer não só a limitação física, mas o preconceito. Ceilda tem muito a viver e mostrar para todos que tudo é possível, diante da benção divina.

Foto divulgação