Várzea Alegre

Assistência Social: Várzea Alegre sedia 14ª Turma de Oficina da SPS

No período de 25 a 27 de outubro, Várzea Alegre sedia a 14ª Turma de Oficina, no CSU – Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento. A capacitação é realizada pela SPS – Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Ceará.

O evento é regional com a participação dos municípios de Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Barro, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro e Aurora.

O foco da capacitação são os integrantes dos Conselhos Tutelares e da rede de proteção social desses municípios como Creas, Conselho de Direito da Criança e do Adolescente e gestão da Assistência Social.

Para ministrar a capacitação estão à frente dos trabalhos as técnicas da SPS – Francisca Ligiane Morais da Costa e Maria Iracy Ribeiro de Alencastro.

De acordo com Pedro Roque, secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho de Várzea Alegre, nesses três dias de encontro, se destaca a troca de experiências  entre os agentes da rede de proteção social com vistas a ter atuação eficiente em cada cidade, fazendo valer os direitos da criança do adolescente, facilitando o acesso deles às políticas públicas da Assistência Social.

Ligiane Morais disse que o objetivo e instrumentalizar os participantes para promover interlocução com mais eficiência e qualidade e que é uma preocupação da governadora Izolda Cela e da secretária da SPS, Onélia Santana, o atendimento das demandas das crianças e adolescentes, previstas no ECA.

Para Syene Cavalcante – secretária de Assistência Social de Várzea Alegre, esse evento proporciona melhorias para o município no âmbito dos usuários dos serviços prestados pela secretaria.

Para a Conselheira Tutelar Franceuda Ferreira, o Conselho Tutelar de Várzea Alegre tem forte parceria com a Secretaria de Assistência Social, com a Assistência Social do Governo do Estado e que isso fortalece o conhecimento da equipe para melhor trabalhar a proteção das crianças e adolescentes.

Docília Evangelista – técnica de Assistência Social de Farias Brito disse que o encontro proporciona aos participantes vasto conhecimento para ser trabalhado no seu município.

Foto: Fábio Oliveira