Várzea Alegre

Associação dos Músicos de Várzea Alegre é certificada como Ponto de Cultura do Ceará

A Associação dos Músicos de Várzea Alegre é  certificada como Ponto de Cultura do Ceará, entidade cultural ou coletivo cultural que desenvolva e/ou articula atividades culturais em comunidades, territoriais e/ou temáticas, de interesse da Política Estadual de Cultura Viva, reconhecidos e certificados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio dos instrumentos da Lei Estadual Cultura Viva.

A concessão dada pela Secretaria de Cultura do Ceará se dá por meio chamamento público, assim informou o presidente da Associação, Saulo Medeiros, ao repórter Ivan Silva.

Ele disse que a Secretaria de Cultura publica edital e a entidade se inscreve. No processo de inscrição é necessário comprovar as atividades realizadas no âmbito cultural e sua importância para a comunidade em que atua.

“Como a Associação dos Músicos de Várzea Alegre é a entidade mantenedora da Banda de Música e possui projetos voltados a formação musical e a democratização do acesso a música, ficou bem fácil mostrar isso”, disse.

Saulo disse que o processe é feito via Mapa Cultural, a plataforma da Secult.

“Agora podemos fazer parte da Rede Cultura Viva, um espaço e articulação de que estimula um ambiente de trocas, colaborações e encontros, a partir da conexão de pessoas e iniciativas de base comunitária”, destacou.

O credenciamento não possibilita diretamente a obtenção de recursos, porque trata-se de um edital de certificação. Mas geralmente a Secult lança Editais de Prêmios para Pontos de Cultura, onde há repasse financeiro. Então, esse é o primeiro passo.

“Estamos escrevendo projetos de fomento (com repasse de recursos) nos editais da FUNARTE (Retomada 2023) e Edital Olhos D’Agua, do Ministério da Cultura”, completou Saulo.

A Associação dos Músicos de Várzea Alegre é a única credenciada no município. O órgão mantém a Banda Maestro José Ribeiro, que completou neste ano, 110 anos de fundação. A banda é patrimônio de Várzea Alegre e se destaca principalmente no período da Festa do padroeiro São Raimundo Nonato, em Agosto.

Foto Flávio Cavalcante