Várzea Alegre

Aumentam os casos de idosos abandonados no hospital pela família na quarentena

As denúncias de idosos abandonados no Hospital São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre, pela própria família, são várias nessa quarentena, período de contensão ao novo coronavírus.

As informações são do Conselho do Idoso à reportagem do Várzea Alegre Agora, na noite deste domingo, 14, às vésperas do ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’, 15 de junho.

Conforme informou o presidente Jean Quereno, as denúncias são do hospital, que relata que muita das vezes o idoso é abandonado pela família por está com suspeita do coronavírus.

Jean não trouxe números, mas disse que outras denúncias também são feitas, tipo a família não deixava o idoso tomar a vacina da influenza, exploração patrimonial com a questão dos cartões de aposentadoria, e até o impedimento de agentes de saúde de visitar o idoso.

O atual presidente destaca que ao receber a denúncia repassa para o CREAS, e este faz a visita com intuito de orientar a família. Em caso de uma intervenção o CREAS solicita o Ministério Público que tomará as medidas cabíveis.

Peguntamos se neste período foi necessário o contato com o Ministério Público para alguma ação, Jean nos respondeu que não. Para fazer alguma denúncia é só ligar para o (88) 3541-1024, disk 100 ou 190.

Dia Mundial

Essa segunda-feira, 15, é marcada pelo ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’, a data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas(ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo da data, segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, é “criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Foto: Portal Amigo do idoso