Barragens do leito do Açude Olho D’água começam a sangrar, Cachoeira Dantas ainda não
Com as recentes chuvas que banharam o município de Várzea Alegre, inclusive com a da noite de sábado, 17, para a madrugada de domingo, 18, as barragens do leito do principal reservatório de água da cidade, o Dep. Luiz Otacílio Correia, Olho D’água, já começaram a transbordar, ou no popular a “sangrar”.
As informações são de João Frutuoso, morador do Sítio Guaribas, Distrito de Riacho Verde, lugar onde também passam as cheias. De acordo com ele, ao todo são sete barragens, e dessas, seis estão sangrando, com exceção da Cachoeira Dantas. Mas o fenômeno não irá demorar muito tempo, faltam cinco palmos para isso acontecer, o que corresponde a 1,143 (Um metro e 143 centímetros).
João acredita que qualquer precipitação provocará o percurso das águas de vez para o açude.
“O monitoramento do Riacho do Machado continua, hoje às barragens do leito do rio estão todas sangrando em exceção a barragem da Cachoeira Dantas que faltam ainda 5 palmos pra sangrar. Isso quer dizer que qualquer precipitação as águas chegaram ao açude olho d’água. Aguardem.” Disse ele em postagem na rede social Facebook.
O registro de chuva na última noite como já anunciado na região do Distrito de Riacho Verde, foi de 41 mm, no pluviômetro oficial da Funceme. Na sede de Várzea Alegre a chuva foi de 25 mm. A população aguarda ansiosa a sangria da Cachoeira Dantas.
Vale destacar que até chegar a Cachoeira Dantas, são 130 esbarramentos (entre açudes e barragens).