Bruno Siebra realiza I Mostra de Iniciação Científica em escola regular da região
O professor Bruno Siebra realizou recentemente a I Mostra de Iniciação Científica em uma escola de ensino regular da região. O projeto que teve seis meses de planejamento foi desenvolvido no Instituto de Ensino Sátiro Siebra – IES, localizado no bairro Riachinho.
Segundo o professor em sua página no Facebook, que também é jornalista e escritor, a I Mostra foi realizada com a turma do 2º Ano do ensino Médio. Alunos produziram sete artigos científicos, seguindo todas as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e foram apresentados para uma mesa julgadora, composta pelas mestrandas Liduína Sousa e Dedê Máximo Freire.
O projeto também foi assistido pela especialista Marta Siebra, junto da mesa de honra composta pelos mantenedores do IESS Aparecida Siebra e Avelange Sátiro, o professor orientador Alisson Dário, a coordenadora pedagógica Suely Siebra e a professora Karoline Silva.
“É um desejo antigo que agora pude realizar, graças ao aval do IESS, que acredita que não adianta preparar apenas para o Enem, e sim para a integralidade das necessidades acadêmicas, do mercado de trabalho e da vida.” Disse
Com os temas, de livre escolha dos alunos, foram observados “O índice de insegurança dos alunos do Ensino Médio em relação ao Ensino Superior”, “A invisibilidade dos deficientes físicos na escola”, “Os impactos psicosociais do bullying”, “A dura realidade de alunos com câncer”, “A relação dialógica entre professor e aluno e os impactos desta relação na vida profissional do professor”, “A depressão e o Ensino Médio” e “A realidade das crianças com Síndrome de Down na escola”.
O projeto valeu metade da nota de todo o ano escolar, algo decidido em acordo feito com os alunos. “Me sinto satisfeito em, numa sociedade que opta pela ignorância, pelo menosprezo ao papel do professor e da educação, fomentar a pesquisa científica e a reflexão crítica sobre a realidade.” Encerrou.