Capela de São Francisco, no Canindezinho, completa 100 anos de fundação
A capela de São Francisco, na Vila Canindezinho, sede do distrito varzealegrense, completa neste sábado, 14, 100 anos de fundação.
O centenário é marcado por várias conquistas e pela fé e desejo de José Alves Teixeira, conhecido por José Rogério na construção de um templo. É que partiu dele a iniciativa, ao procurar o Vigário Mundoca e relatar a falta de uma capela.
O templo foi construído através de recursos das safras de algodão e a imagem do santo padroeiro foi trazida de Paris e demorou três meses para chegar à capital Fortaleza, depois foi de trem até Lavras da Mangabeira, e de lavras chegou ao Canindezinho, pelas mãos de José de Moura que veio a pé.
Por causa da demora da chegada da imagem a primeira missa da capela não foi celebrada no dia 04 de outubro de 1924 e somente no dia 14 de dezembro de 1924 pelo Padre Mundoca.
Durante todos esses anos já foram realizados muitos eventos religiosos como missas, Crisma, Primeira Comunhão, batizados e casamentos.
A capela também serviu em eventos não religiosos, como reuniões em interesses da comunidade, quando por muito tempo a Associação da Vila Canindezinho realizou suas reuniões. Já foram realizadas bastantes atividades em interesses dos agricultores, como cadastros do Garantia Safra, Bolsa família e etc.
No dia 25 de dezembro de 2016 foi inaugurada a Capela do Santíssimo, sendo assim mais uma benção, onde as pessoas podem fazer seu momento de oração.
No ano de 2018, mais precisamente em 10 de fevereiro foram realizados casamentos comunitários, com casais de todo o distrito, somando ao todo 17 casais que oficializaram sua união.
Em 2023, o Bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, encerrou as visitas pastorais no distrito de Canindezinho na capela de São Francisco com uma missa solene, sendo assim mais um momento marcante na história do templo.
Para comemorar os 100 anos, foi celebrada uma missa solene, que começou às 11h, e em seguida teve um almoço comunitário, promovido por Maria Concebida, uma devota de São Francisco por uma graça alcançada em sua vida, que contou com o apoio do Conselho da capela e da comunidade.
A capela tem seu Conselho Administrativo formado por 14 membros, há também a Pastoral da Comunicação – PASCOM com oito participantes. Ela é responsável por divulgar seus eventos nas mídias sociais.
Atualmente tem à frente o Pároco Padre Benedito Evaldo Alves, o Vigário Paroquial Padre Jardel Phellipe e na Coordenação da capela Cicero Raimundo Pereira.
foto divulgação