Ceará

Carros-fortes são atacados em poucas horas

Moradores, trabalhadores e quem transitava pelo bairro Aldeota, na manhã de ontem, levaram um enorme susto. Isto porque uma intensa troca de tiros aconteceu no meio de vias movimentadas da capital cearense, onde um grupo de criminosos tentou, sem sucesso, assaltar um carro-forte da Brinks, empresa especializada em transporte de valores. Bandidos e seguranças do veículo se enfrentaram no cruzamento das ruas Visconde de Mauá e Marcos Macêdo, nas proximidades da Paróquia Nossa Senhora da Paz, deixando um ferido. Um segundo ataque aconteceu horas depois, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), quando o veículo foi explodido.

Tudo aconteceu por volta das 9h25, quando o carro-forte estava estacionado e foi cercado por cinco homens, que fizeram o anúncio do assalto. O grupo estava em uma caminhonete, com um motociclista dando cobertura. Os vigilantes, responsáveis pela segurança do material transportados e situados no interior do veículo, optaram por reagir ao ato criminoso. Foi quando iniciou o confronto. Vigilantes e suspeitos trocaram tiros por alguns minutos, causando pânico a quem passava pelo local.

“Eu estava indo para uma consulta quando ouvi os disparos e perguntei para meu filho se eram bombas ou tiros. Acreditei que fossem bombas de algum protesto pela paralisação dos caminhoneiros, mas nem precisei ouvir resposta, meu filho já acelerou e entrou noutra rua para fugir porque percebeu que era troca de tiros. Fiquei nervosa, até pensei que fosse ter algum pico de pressão, mas graças a Deus saímos da área e voltamos para casa. Nunca imaginei presenciar tiros na Aldeota, em plena luz do dia, foi desesperador”, relatou Adelaide Mont’Alverne, aposentada.

Um morador, que não quis se identificar, afirmou que tudo foi muito rápido e a ação foi bastante ousada. “Eu estava na varanda quando vi pessoas armadas próximas ao carro-forte, ali já imaginei o que iria acontecer. Em seguida, os estampidos dos tiros, correria, gritos e rapidamente os assaltantes foram embora. Alguém gritou que tinha um homem ferido, foi quando as pessoas começaram a se aproximar.

O Samu chegou logo e levou o rapaz. É muita ousadia, audácia, não estavam nem aí se tinha gente vendo, se tinha câmeras de segurança por perto, foram lá e fizeram, tudo bem próximo à igreja que coincidentemente é de Nossa Senhora da Paz. Onde iremos parar desse jeito?”, disse.
Durante a troca de tiros, um dos seguranças acabou tendo a arma de fogo subtraída pelos bandidos, que preferiram desistir da ação e fugir. Um vigilante, que ainda não teve o nome revelado, acabou baleado na altura do peito e foi socorrido com vida poucos minutos depois, por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo levado para uma unidade de saúde.

O Estado.ce