Cartório traz orientações para eleitores que não compareceram às urnas no 1º turno das eleições
O Cartório Eleitoral da 62º Zona Eleitoral de Várzea Alegre procurou a reportagem para orientar os eleitores que não compareceram às urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições gerais, ocorrido no 2 de outubro.
Em virtude do segundo turno, que será em 30 de outubro para eleger presidente da República, várias pessoas já procuraram o Cartório para tirarem dúvidas por causa da ausência no processo democrático.
A dúvida mais frequente é se pode votar no segundo momento mesmo com essa pendência. Marcos Sátiro, servidor, disse que quem não votou no primeiro turno, poderá votar normalmente no segundo turno e que o eleitor que não votou e nem justificou, tem até 60 dias após o pleito para justificar, tanto pela internet, como pelo APP e-Titulo.
A justificativa evita possíveis problemas futuros.
Abstenção:
De acordo com análise, em Várzea Alegre, a abstenção se aproximou dos 20%, de um público de 31.399 de eleitoras e eleitores aptos a votar. É quase o mesmo percentual das eleições de 2018.
A quantidade de seções é de 108 disponíveis em 35 locais de votação. O Cartório Eleitoral, que atende também as cidades de Farias Brito e Granjeiro, está localizado na rua José Alves Feitosa, Nº 244, no Centro.
Foto arquivo do Portal