Catadores da ASRCAMARVA visitam empresa e associação de reciclagem em Juazeiro e Barbalha
Membros das Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre – ASCAMARVA, com intermediação das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Assistência Social, visitaram a empresa Arplast, de Juazeiro do Norte, e a Associação Pró-Catador, da cidade de Barbalha. Ambas atuam na reciclagem de matérias considerados inservíveis.
Os integrantes da ASCAMARVA tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de reciclagem do lixo, do processo de entrada à transformação em resíduos sólidos.
Na Pró-Catador, a troca de experiências foi importante. Os catadores de materiais recicláveis de Várzea Alegre ouviram depoimentos que mostraram exemplos das dificuldades, bem como, dos resultados positivos do trabalho com reciclagem.
Eles destacaram que na empresa Arplast, foi relevante conhecer o maquinário utilizado para a transformação do material recolhido para reciclagem. As máquinas e o funcionamento delas foram apresentados pelo coordenador da Arplast, Dorgivan Gonçalves.
Para J. Marcílio – Secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, o encontro foi salutar para que os catadores de materiais recicláveis do município tenham conhecimento da importância da reciclagem, da utilidade do reaproveitamento dos materiais por meio do processo reciclador. Ele disse que este momento serviu para incentivar a coleta seletiva, mostrar o bem que essa coleta faz para os catadores e para a população e a fundamental importância para a preservação do meio ambiente.
Laura Maria – Secretária de Assistência Social, disse que o trabalho dos catadores de Várzea Alegre reflete na qualidade de vida e nas condições sociais de suas famílias e de toda a população varzealegrense. Tem ainda, segundo ela, a construção e reconstrução de vínculos familiares e orientações educativa para o exercício da cidadania.
Para o prefeito Zé Helder (MDB), há a preocupação da gestão para que os catadores de materiais recicláveis de Várzea Alegre ganhem em qualidade de vida a partir de uma atividade que tenha reconhecimento. “É fundamental que essas famílias tenham qualidade de vida e dignidade” – disse.
O prefeito evidenciou que os impactos da ação do destino correto dado ao lixo, especialmente aos materiais inservíveis e sólidos, no meio ambiente, são imprescindíveis à sua preservação.
Ainda estiveram presentes nas visitas o presidente da ASCAMARVA – Francisco Edson da Silva e psicólogo, Francisco Costa, integrante da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.