Ceará vai reabrir economia de forma gradual com lockdown aos fins de semana
O governador do Ceará Camilo Santana, PT, anunciou na tarde deste sábado, 10, um novo decreto de isolamento social no estado.
Conforme o gestor, o isolamento será flexibilizado a partir de segunda-feira, 12, e as atividades econômicas serão retomadas de forma gradual. Os setores de comércio e alimentação fora do lar poderão funcionar de forma reduzida e em horários específicos.
Camilo anunciou também no estado terá toque de recolher e fechamento de todos os serviços não essenciais durante o fim de semana.
“Após reunião com nosso comitê, analisando todos os indicadores da pandemia, com tendência de redução no número de casos, e as ações que temos realizado no sistema de saúde, ficou definido que estaremos reabrindo de forma gradual setores que estavam fechados, de segunda a sexta-feira”, disse.
As determinações são as seguintes:
- – Com 25% da capacidade, comércio de rua (10h às 16h) e shopping (12h às 18h), incluindo restaurantes seguindo esses horários;
- – Escolas autorizadas a funcionar, com 35% da capacidade, a Educação Infantil (4 e 5 anos) e 1o e 2o anos do Ensino Fundamental;
- – Igrejas autorizadas com 10% da capacidade para atividades presenciais;
- – Espaços públicos permanecerão fechados e teremos toque de recolher diariamente das 20h às 5h. Além disso, o isolamento social rígido será mantido aos fins de semana.
- – As informações sobre outros serviços serão divulgadas no decreto que será publicado ainda hoje no Diário Oficial do Estado.
O governador reforça que a situação da pandemia ainda é de alerta, com muita gente precisando de atendimento médico.
“Não podemos relaxar. Essa abertura gradual só poderá prosseguir com todos os cuidados sendo tomados. Vamos evitar aglomeração e sempre usar máscara”, encerrou.
O isolamento social rígido começou no dia 05 de março, em Fortaleza. No dia 13 de março, o decreto estadual estendeu as medidas para todo o estado, sendo prorrogado até este domingo, 11.
Foto Redes Sociais