Centenária: Balbina Menezes completa 100 anos de vida
A cidade de Várzea Alegre ganha mais uma centenária, fez aniversário de 100 anos, Balbina Menezes Diniz, conhecida por Dona Balbina, no último domingo, 18.
A família comemorou o aniversário com uma celebração religiosa presidida pelo Pe. Paulo Borges, em sua casa no Centro, com todos os filhos, netos, bisnetos, familiares e amigos.
Dona Balbina é a viúva do empresário Joaquim Afonso Diniz (in memoriam), que após nomeação dele para exercer o cargo de prefeito de Várzea Alegre pelo interventor do estado, tornou-se primeira-dama, entre 17 de novembro de 1945 e 3 de maio de 1946.
Ela foi casada com Joaquim Afonso durante 65 anos e desse relacionamento nasceram quatro filhos, oito netos e 10 bisnetos. Sempre foi dona de casa, e no auge da vida, Balbina Diniz está bem, “nos limites de saúde da sua idade“, assim disse Maria Eunice, sua filha ao repórter Ivan Silva.
A história da centenária é pauta de um livro escrito pela filha Maria Eunice no seu aniversário de oito décadas. O trabalho de nome “Balbina Menezes Diniz 80 anos de histórias bem vividas!” foi distribuído apenas entre familiares. O livro retrata a biografia de uma das mulheres elegantes do município varzealegrense.
Nas redes sociais, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, MDB, parabenizou Dona Balbina.
“Rendemos homenagens à senhora Balbina Menezes Diniz (Dona Balbina), pela passagem de seu centenário de nascimento […]”, começou.
Zé Helder disse que a esposa do empresário e ex-prefeito de Várzea Alegre Joaquim Afonso Diniz (in memoriam), construiu com ele uma família ilustre, com imensa contribuição para o desenvolvimento de Várzea Alegre na indústria, comércio, política, cultura e de amor a Várzea Alegre.
“Parabéns e vida longa iluminada por Jesus Cristo”, finalizou.
Dona Balbina se junta à outras personalidades do município que chegaram aos 100 anos. O Censo do IBGE de 2022 apontou que Várzea Alegre tem quatro pessoas com essa idade (três mulheres e um homem). Os dados também mostram que na casa dos 90, o município tem 68 habitantes, sendo 26 homens e 42 mulheres.
Foto: Divulgação