Comunidades encerram festejos a Imaculada Conceição
Foram encerrados os festejos a nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Várzea Alegre.
A Santa tem 6 comunidades que à festejam neste município, Bairro Varjota, sítios Fortuna, Umari dos Trindades, Unha de Gato, Jatobá e Brejo.
Outra localidade que tem a Imaculada Conceição como padroeira é a de Granjeiro que tem como padre, Erivano Galdino. Na quinta-feira, 05, foi a noite dos varzealegrenses, onde o monsenhor Mota e esteve celebrando.
Falando um pouco sobre a santa, Nossa Senhora da Imaculada Conceição é uma representação que nos foi trazida desde que a Igreja tomou a consciência de que Maria “Cumulada de graça” já havia sido redimida do pecado desde sua concepção.
“Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”. (Proclamação do Papa Pio IX em 1854).
Nossa Senhora da Imaculada conceição não se refere apenas à Concepção de Jesus, porém, a própria concepção de Maria, que foi concebida sem pecado, sendo ela preservada pela onipotência de Deus.
Mesmo assim durante muito tempo a Igreja tinha certa dificuldade para aceitar o mistério da Imaculada Conceição, mas no ano de 1304 o Papa Bento XI que reuniu na universidade de Paris uma assembleia de importantes doutores em teologia para botar um fim nas questões em torno da Virgem da Imaculada Conceição.
Após muitos estudos o Franciscano João Duns Escoto solucionou as questões demonstrando que era a vontade de Deus a preservação de Maria do pecado original, devido ao destino de Nossa Senhora se tornar a mãe de seu filho jesus Cristo. E isso só era possível, pois, Deus é onipotente.
Em 8 de dezembro de 1854 pela bula Ineffabilis Deus o Papa Pio IX declarou oficialmente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.