Conselho Tutelar já registra quatro abusos sexuais de crianças em setembro
Atualizada às 14h30 desta quinta-feira, 10: O Conselho Tutelar de Várzea Alegre já registrou em setembro de 2020, até esta terça-feira, 08, quatro ocorrências de abusos sexuais no município de Várzea Alegre.
De acordo com informações, as crianças abusadas têm entre 07 e 09 anos de idade e elas são vítimas de pessoas da própria família e amigos próximos.
Ainda conforme o Conselho, as denúncias são feitas diretamente ao órgão e outras, à própria delegacia, que por sua vez, aciona o Conselho para juntas tomarem as medidas cabíveis.
Após a denúncia, o Conselho Tutelar realiza todo o acompanhamento do caso, como conduzir a vítima abusada para a delegacia de Iguatu, realização de exames no IML, e condução para outros órgãos, como CREAS, e até o CAPS, havendo a necessidade.
As identidades dos abusadores não são divulgadas, por causa da preservação das identidades das crianças.
Membros do conselho demonstraram susto com o grande número de ocorrências e fazem um alerta para que isso acabe no município. Nossa reportagem perguntou ao Conselho sobre os casos do mês anterior, o órgão destacou que não tem um número exato, porém frisou que foram várias denúncias.
Pena
Em relação a pena para quem comete abuso sexual, atualmente é de 6 a 10 anos de reclusão para o criminoso, aumentando para 8 a 12 anos se há lesão corporal da vítima ou se a vítima possui entre 14 a 18 anos de idade, e para 12 a 30 anos, se a conduta resulta em morte.
Já para o crime de vulnerabilidade o crime é de 08 a 15 anos.
Foto Arquivo do Site (Sede do Conselho Tutelar)