Várzea Alegre

Criado Comitê Solidário às Vítimas das Enchentes; Doações já podem ser feitas

Com articulação do prefeito Zé Helder (MDB), foi criado nesta manhã de terça-feira, 15 de março, o Comitê Solidário às Vítimas das Enchentes em Várzea Alegre.

A reunião aconteceu na Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, sediada no CSU – Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento, no bairro Juremal, contando com participação do Governo Municipal, da Câmara de Vereadores, dos Vicentinos, do Lions Clube, da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Alegre, da FAMUVA – Federação das Associações de Várzea Alegre e do Setor Empresarial.

De acordo com Zé Helder, o objetivo do Comitê é desenvolver campanha solidária para arrecadar alimentos e donativos para doação às famílias afetadas pelas cheias em Várzea Alegre, provocadas pelas chuvas da madrugada de sábado, 12 de março, que castigaram mais diretamente as comunidades dos distritos de Canindezinho e Naraniú.

As doações em dinheiro podem ser feitas na conta aberta na Caixa Econômica Federal ou por meio de PIX.

Doações:

Caixa Econômica Federal

Agência – 4413

Operação – 013

Conta – 18866-0

PIX

06205072000151 (CNPJ)

Doações de mantimentos podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, no CSU, no bairro Juremal.

Para mais informações sobre doações, ligar para o número (88) 9.9467-5762 – Assistência Social.

Direção do Comitê Solidário

  • Diretoria Executiva

Presidente: Syene Cavalcante (Assistência Social)

Vice-Presidente: Alan Salviano (Câmara de Vereadores)

Secretário: Cleiton Costa (SSVP – Vicentinos)

1º Tesoureiro: Jorge Henrique (LIONS)

2º Tesoureiro: Gean Sousa (FAMUVA)

  • Conselho Fiscal

1º Membro: Maria José (CDL)

2º Membro: Zé Helder (Gabinete)

3º Membro: Beto Nascimento (Setor Empresarial)

O comitê foi formado para acompanhar e dar transparências às doações recebidas e repassadas à população. Essas doações seguiram critérios técnicos, com base em levantamentos dos impactos das enchentes levantados pelas Defesa Civil e Assistência Social de Várzea Alegre e Defesa Civil do Estado do Ceará.

Chuvas intensas

As chuvas de sábado, 12 de março de 2022, banharam todo o município, mas, foram mais intensas nos distritos de Naraniú e Canindezinho, com os moradores de Canindezinho sendo os mais afetados.

Enquanto a Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, registrou chuva oficial de 70mm em Várzea Alegre, em Canindezinho, em medidores de particulares, houve registros de chuvas superiores a 200mm.

O resultado foi o rompimento de pequenos açudes que levaram grande carga de água para o açude Caraíbas, que sangrou e o volume das águas ultrapassou os limites do sangradouro, que somada às cheias dos riachos da região, causaram prejuízos e transtornos, com 54 famílias ficando desalojadas.

Com as águas baixando, a segunda-feira, 14 de março, para essas 54 famílias foi para tentar voltar para casa.

A secretaria de Assistência Social, iniciou a distribuição de cestas básicas, a Defesa Civil do Município, em parceria com a Defesa Civil do Estado passou o dia catalogando os prejuízos e a Secretaria de Infraestrutura analisando as condições de açudes que ameaçam romper.

Com informações Assessoria de Comunicação