Várzea Alegre

Criança do Sítio Agrovila é primeira a ser vacinada em Várzea Alegre contra a Covid-19

Erramos: Há pouco dissemos que a criança é do bairro Riachinho, conforme informações obtidas com a imprensa do governo municipal, mas em contato com outras fontes, fomos informados que ela reside no Sítio Agrovila – Ubaldinho, Distrito de Naraniu, o que foi confirmado por uma moradora de lá. Pedimos perdão pelo erro. 

Atualizada às 21h30: A primeira vacina contra a Covid-19 em uma criança no município de Várzea Alegre foi aplicada nesta quinta-feira, 20. Antônia Raely Silva Freitas, de 11 anos, do Sítio Agrovila, recebeu o imunizante na parte da manhã no ginásio do Centro Social Urbano – CSU.

A equipe de imprensa da prefeitura da cidade acompanhou o momento e registrou o sentimento de Raely após receber a vacina.

De acordo com a jornalista Larissa Maria, ao repórter Ivan Silva, a criança disse que estava feliz porque agora podia se reunir com os amiguinhos da escola com segurança e que as mamães e os papais levassem seus filhos para se vacinarem também.

Raely deixou bem claro que não doeu e tomará a segunda dose daqui a dois meses.

Raely esteve acompanhada da sua avó, que não teve a identidade divulgada. À imprensa, ela destacou a felicidade da neta ter se vacinado e pediu também para que os pais levassem seus filhos para a imunização.

“Porque a vacina oferece segurança, e que agora com todos da família vacinados me sinto esperançosa e com menos medo”, disse.

Para que seja possível a vacinação, é preciso que os pais ou responsáveis, cadastrem a criança na plataforma Saúde Digital. Nesta quinta eram previstos 350 agendamentos, no entanto, foram vacinadas 315 crianças, de acordo com o município.

A vacina no público infantil, em Várzea Alegre, começou pela idade de 11 anos e a aplicação foi de 8h às 12h, no Ginásio Poliesportivo Carlos Gonçalves Cassundé (Carlito). A repescagem nesse público será de acordo com a liberação do estado.

A vacina utilizada é da Pfizer, tem uma formulação diferente e uma dose menor que a dos adultos e adolescentes, com apenas 10 microgramas (0,2 ml) do imunizante. Seu uso foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro.

Em Várzea Alegre, no início do ano, Ivo Leal informou que a previsão é que no Saúde Digital 5 mil pessoas do público [5 a 11 anos] sejam registradas para a imunização no município.

foto Fábio Oliveira