Várzea Alegre

Definido o nome do Edifício-Sede da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre

O nome do edifício-sede da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre foi definido na sessão do Legislativo na noite dessa terça-feira, 12.  Raimundo Fiúza Lima Sobrinho (Raimundo Souzão), pai do vereador Alan Salviano Lima, que é ex-presidente da Casa, da ex-vereadora Denise Salviano Lima e dos contadores públicos Airton Salviano Lima, Flávio Salviano Lima, Rildon Salviano Lima, Danilo Salviano Lima e Claírton Salviano Lima.

O projeto foi apresentado pelo vereador do PT, Antônio Alcântara e foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes na sessão.

Raimundo Souzão faleceu há pouco mais de trinta dias, em 09 de janeiro, vítima de complicações pulmonares. Ele era um agricultor e ex-marchante que tinha identidade com a política mesmo não tendo exercido nenhum cargo público. Se destacou apoiando campanhas eleitorais ao lado do ex-vice-prefeito Tibúrcio Bezerra e por último apoiando o grupo do prefeito Zé Helder (MDB). Ele se realizou na política através dos filhos Alan e Denise que foram eleitos para o cargo de vereador, com Alan no cumprimento do mantado até 2020 e Denise que cumpriu mandato 2009 a 2012.

Um dos orgulhos de Raimundo Souzão foi acompanhar o filho Alan Salviano na realização do sonho de comandar a construção da sede do Poder Legislativo, inaugurada no dia 14 de dezembro do ano passado.

Antes do nome de Raimundo Souzão, mais três nomes foram sugeridos para o edifício do Poder Legislativa e gerou polêmica.

No dia 19 de fevereiro do ano passado, o vereador do PT, Antônio Alcântara, da situação, havia protocolado na Casa, documento que lhe assegurava o direito à indicação da pessoa ser homenageada dando nome ao prédio da Câmara Municipal. Só que, no documento, o vereador não indicou quem era seu nome escolhido para a homenagem, vindo a indicar posteriormente o nome do ex-vereador Joaquim Fiúza Lima.

Joaquim Fiúza foi vereador por dois mandatos, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Várzea Alegre no ano de 1976. Ele nasceu em 17 de janeiro de 1921 e faleceu em 22 de março de 1981, aos 60 anos, vítima de edema pulmonar.

A vereadora Professora Dedê (PC do B), da oposição, indicou o nome do ex-vereador José Carlos de Alencar, e defendeu essa bandeira junto com os companheiros de bancada. José Carlos de Alencar nasceu em 1º de março de 1919 e faleceu em 06 de abril de 1992 aos 73 anos em pleno exercício do cargo de vereador. Em 2019 será o ano de seu centenário de nascimento.

O vereador Michael Martins (PT), havia sugerido o nome do Padre Antônio Vieira, varzealegrense que foi deputado federal, escritor, advogado e professor.

Na sessão de ontem, Michael Martins pediu ao presidente, José Dener, que seja prestada homenagem com destaque aos ex-vereadores Joaquim Fiúza e José Carlos de Alencar.