Demutran se manifesta sobre apreensões de motocicletas
Diante de manifestações em redes sociais, que ignoram a atuação do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran de Várzea Alegre, o órgão vem a público esclarecer a sua atuação no município.
A ação vem após uma das apreensões de uma motocicleta de um motoboy, ocorrida na noite da quarta-feira, 03, ter se tornada pública.
“Agora as 19:23 [sic] tem um entregador chorando de frente ao Gugas Bar, porque o Demutran tomou sua moto. O seu único meio de trabalho foi pego. Gente, isso é triste. Estamos em plena pandemia ninguém tem dinheiro pra colocar moto em dias, ninguém pode trabalhar porque tomam a moto. Mais empatia, senhores”, disse Joaquim Anderson.
Em sua defesa, a direção do Demutran informou que os agentes estavam com a Polícia Militar e a apreensão ocorreu após o condutor da motocicleta avançar o semáforo no sinal vermelho.
“Uma motocicleta barulhenta avançou o sinal vermelho e foi abordada pelo DEMUTRAN e pela Polícia Militar, onde foi flagrado que o condutor não tinha a sua habilitação e que o cano da moto estava adulterado (barulhento). E que por esses motivos essa motocicleta foi aprendida [sic] ao pátio do DEMUTRAN”, escreveu.
O órgão continuou dizendo que o condutor já havia sido flagrado na semana passada, e teve a sua moto apreendida pela Polícia Militar e DEMUTRAN com a mesma infração, cano adulterado.
“Inclusive esse condutor, segundo a Polícia Militar e os agentes de trânsito, já era denunciado pela população por sempre andar em alta velocidade e com sua motocicleta fazendo barulho ensurdecedor, tirando o sossego e a paz da população”, completa.
A direção do órgão também lamentou as postagens sobre esse caso, o que as julgou como maldosas, e disse que a apreensão da motocicleta não tem somente relação com o fato do veículo está com a documentação atrasada.
“Na verdade o veículo não foi aprendido [sic] pelo fato de estar com a sua documentação atrasada, ele foi apreendido por ter passado o sinal vermelho, e pelo fato do condutor está pilotando essa motocicleta sem habilitação e por estar com o cano de escapamento adulterado, fazendo barulho ensurdecedor, conforme afirmação da Polícia Militar e o DEMUTRAN que fizeram o flagrante dessa infração”, disse.
Outra observação feita pelo Demutran é que o órgão de trânsito foi convocado pelo Governador do Estado do Ceará, através do Comando da Polícia Militar, para cumprir as determinações do Decreto Estadual, em apoio a Polícia Militar, no combate a Covid-19.
O DEMUTRAN destaca também que não está nas ruas da cidade abordando veículos, para verificar documentação atrasada, placas, habilitação e fazer apreensões desses.
“Qualquer veículo que foi abordado pelo DEMUTRAN é porque foi interceptado cometendo alguma infração de trânsito, principalmente por estar em estacionamento de idosos ou deficientes, carga e descarga, avançando sinal vermelho, etc. Somente esses veículos infratores que são abordados naquele flagrante de infração, é que tem a sua placa e as suas condições de segurança analisadas”, encerrou.
Conforme o Demutran, em caso de for encontrada alguma irregularidade é que esses veículos são aprendidos, principalmente por estarem sem placa, com cano adulterado (barulhento), documentação atrasada e condutor sem habilitação.