Várzea Alegre

Dez missas serão celebradas no funeral do Monsenhor Mota nesta quinta

No último dia de adeus ao Monsenhor José Mota Mendes – Pe. Mota, serão celebradas dez missas na Igreja Matriz, local onde ocorre o funeral e posterior o sepultamento do reverendo, nesta quinta-feira, 6 de outubro.

De acordo com a Paróquia haverá celebração às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h e 17h, sendo essa última a principal, que é denominada de exequial, uma cerimônia ou honras fúnebres.

Após as celebrações desta quinta, o corpo de monsenhor será sepultado no interior da Igreja Matriz.

Cortejo Fúnebre 

O corpo do Monsenhor Mota chegou às 13h desta quarta, na sede de Várzea Alegre, em um caminhão bombeiro, após ser velado em Fortaleza, onde morreu na manhã da terça-feira, 4. Um cortejo fúnebre foi realizado da Vila São Caetano – Distrito de Naraniu, e percorreu algumas ruas da cidade até à chegada na Matriz.

Na praça e dentro da Igreja de São Raimundo Nonato uma multidão esperava o corpo do monsenhor para prestar homenagens. Um helicóptero do alto jogava pétalas, tornando o momento emocionante.

Após a chegada, foi celebrada uma missa com o bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, no começo da tarde, e realizadas mais cinco durante o dia, às 16h, 18h, 19h, 20h e 21h.

O Monsenhor Mota faleceu na manhã da terça, no Hospital São Carlos, em Fortaleza, aos 81 anos. O reverendo estava internado em decorrência de um tumor no cérebro, na capital do estado, desde maio de 2022 e na segunda-feira, 3, teve o seu quadro de saúde agravado.

Em respeito e consideração à Monsenhor Mota, o município de Várzea Alegre decretou luto oficial de três dias, com um feriado municipal nesta quinta-feira.

O decreto assinado pelo prefeito Zé Helder, MDB, considera os serviços ofertados à comunidade por Monsenhor Mota, a importância de toda uma vida de amor, dedicada ao povo e à evangelização, sua total dedicação à Paróquia, seu trabalho na reconstrução da Igreja de São Raimundo Nonato e na construção de aproximadamente 70 capelas distribuídas pelo território varzealegrense.

Ainda considera o sentimento do povo varzealegrense, neste momento de dor e que é dever do Poder Público de Várzea Alegre render justas homenagens àqueles que, com o seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação contribuíram para o bem-estar da comunidade.

Foto do Portal